quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Celpa deve cumprir as exigências do Luz para Todos até 2020

Senador Jader lembra que as tarifas de energia elétrica no Pará estão entre as mais caras do BrasilA Celpa vai ter que cumprir as exigências do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, o “Luz para Todos”, e concluir a ligação de 16.080 domicílios até o final do primeiro semestre de 2020. A meta, que já deveria ter sido cumprida, faz parte de quatro contratos em andamento: o 2º trecho referente à instalação de Belo Monte; o trecho 6, que já tem obras em vários municípios do Pará; o trecho de sistemas isolados de Tucuruí; e o trecho de sistemas isolados de Belo Monte. A informação foi prestada ao senador Jader Barbalho (MDB), por meio de Nota Informativa 79/2019, do Ministério de Minas e Energia.
O senador havia encaminhado ofícios ao presidente da República, Jair Bolsonaro; e ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; solicitando informações sobre o cumprimento dos prazos de universalização por parte da Celpa. O Ministério disse que, somente quando a Celpa conseguir atingir o percentual de execução de até 70% de sua meta física, prevista nos 4 contratos em andamento, novos contratos poderão ser celebrados. Ou seja, não há previsão de quando será atingida a meta de universalização no Pará, um dos maiores produtores de energia do Brasil.
“As tarifas de energia elétrica no Pará estão entre as mais caras do Brasil. Tenho protestado e denunciado esse absurdo. Como a Celpa é a empresa encarregada de executar o programa Luz para Todos no Estado, o que esperamos, no mínimo, é que o faça com rapidez e competência, o que, de regra, não vem acontecendo, como mostrou o próprio Ministério de Minas e Energia”, protestou Jader, lembrando que mais de 150 mil famílias paraenses que residem em áreas rurais continuam vivendo em total escuridão.

(FONTE : DOL )