domingo, 9 de fevereiro de 2020

Pacientes relatam momentos dramáticos à espera de resposta da SESPA

Semanalmente chegam à mesa dos Promotores do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), inúmeras solicitações para que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dê encaminhamentos para transferências de pacientes e faça a entrega de medicamentos.


Pacientes portadores de diabetes, por exemplo, desde o mês de dezembro não conseguem insulina e demais insumos para tratamento. Os que não têm condição de adquirir, padecem com recorrentes crises, que têm como consequência, a procura de atendimento no HMS e Upa 24h. Tal situação tem exposto a risco de morte, pacientes por vezes debilitados, a terem seus quadros clínicos agravados.
No bairro Aparecida, uma família vive dias de angústia. Uma criança de menos de 2 anos, com diagnóstico de leucemia, precisa de transferência para o Hospital Regional Regional do Baixo Amazonas (HRBA), e aguarda um retorno da Sespa. Enquanto a resposta não vem, há 16 dias internada no Hospital Municipal de Santarém (HMS), a criança sofre com febres e inchaços diariamente. De acordo com a família, o tratamento oferecido no HMS é apenas para amenizar os sintomas sofridos pela criança, sendo que o tratamento efetivo à enfermidade, somente no HRBA. Sem a transferência, eles passam momentos temerosos, acreditando que a criança está sob-risco de morte na presente situação.
OPINIÃO:  SESPA EM NOSSA REGIÃO E MERDA É A MESMA COISA...NÃO RESOLVE NADA. IGUAL O CENTRO REGIONAL DE GOVERNO. PRA QUE SERVE? CABIDE DE EMPREGO.