sexta-feira, 3 de julho de 2020

Bocão Ed. 1309 - jornal O Impacto


DE 21 PARA 23 A FAVOR
É importante alertar aos eleitores de Santarém, que o aumento de vereadores não vai causar nenhum prejuízo aos cofres públicos, vai causar prejuízo aos salários dos vereadores, havendo redução de seus salários que serão dividos entre os novos vereadores, funcionários e despesas. Alguns parlamentares estão questionando o aumento, pois a redução vai doer em seus salários e como já estão acostumados com o valor que recebem, estão questionando. O Importante é que com maior representatividade, vai haver possibilidade de pessoas com espírito público serem eleitas e defenderem seus bairros.
DE 21 PARA 23 CONTRA
Recebemos do vereador Paulo Gasolina sua manifestação contra o aumento de vereadores na Câmara: “A preocupação dos vereadores lá, é com a reeleição é por isso que eles querem aumento dos vereadores. A lei que permite o aumento de acordo com o número de habitantes e diz que de 300 à 450mil habitantes, pode-se aumentar até para 23 vereadores, ou seja, mais 2 vereadores. Santarém hoje tem pelo senso 304 mil habitantes, ou seja, tem o mínimo possível, então, não tem porquê se apressar para aumentar os dois vereadores como se fosse um teto máximo”.
DE 21 PARA 23 CONTRA 2
“Estamos no teto mínimo. Na realidade esse aumento vai refletir na baixa do quoeficiente eleitoral, que hoje, para eleger um vereador no teto que está, vai ficar em torno dos oito mil votos, pra eleger o primeiro mais votado, entrando mais dois vereadores vai reduzir, ficando em torno dos seis mil votos, porque essa conta é feita de acordo com o número de eleitores divido pelo número de vagas vai dar esse quoeficiente pra isso, ou seja, o que tá dando de entender que os vereadores estão preocupados com reeleição e não com montante de vereadores, porque 21 vereadores pra mim é suficiente para trabalhar pelo município de Santarém”.
DE 21 PARA 23 CONTRA 3
“Então, acho que o Geraldo aí, ele foi pelo pensamento diferente da situação real que tem a Câmara hoje, em termo de arrecadação de dinheiro. Tá certo? E também, ele não pensou que estão sendo favoráveis porque visam à reeleição, só que a população em si, já deu o reflexo, porque ontem na sessão eu rebati Dayan, rebati Junior Tapajós, rebati Ronan Liberal”. O restante da manifestação do vereador Paulo Gasolina, encontra-se na matéria publicada pelo Jornal O Impacto.
 DE 21 PARA 23 OPINIÃO
Recebi de um leitor da coluna que prefere não ser identificado: “A arrecadação municipal deve sofrer diminuição neste exercício financeiro. Ainda nesse sentido, o próprio repasse da União aos Municípios através do Fundo de Participação, que possui previsão Constitucional, está ameaçado de diminuição em virtude também da baixa  arrecadação de impostos  devido à retração econômica em consequência da pandemia, segundo Ministro da Economia e Economistas como os da FGV”.
DE 21 PARA 23 OPINIÃO 2
“Portanto, constitucional ou não, é incompatível com o atual contexto social e econômico aumentar o número de Vereadores, o que provocaria um aumento de custos para a sociedade (mesmo que indiretamente) como criação de cargos de assessoria, despesas com gabinete e seus subsídios, assim como verbas de gasolina, salas refrigeradas, infraestrutura como computadores, impressoras, celulares etc, pois esse orçamento é um percentual da arrecadação Municipal, que, a meu ver, seria muito mais bem ‘representativo’, se fosse destinado à pasta da educação básica ou da saúde. Para mim, esse projeto fere o INTERESSE PÚBLICO”.

A FORÇA DO PODER
O governador Helder Barbalho está focado na reeleição do prefeito Nélio Aguiar. Vários investimentos estão com convênios assinados; outros já estão em plena execução. O chefe do executivo estadual sabe da capacidade do gestor santareno e da sua equipe para concretizar todos os projetos que são de suma importância para a população santarena. Nunca um prefeito da Pérola do Tapajós mobilizou e conseguiu tanto investimento para Santarém.

JOVEM LIDERANÇA
O empresário Andrei Serruya vem despontando como uma liderança expressiva na sociedade santarena e no meio empresarial. Sua atuação está sendo elogiada pela população. Com propostas inovadoras, que pregam a eficiência nos gastos público e valorização do controle social, Andrei surge como verdadeiro representante da classe empresarial, com objetivo de estabelecer na política santarena, a correta marca da eficiência do setor produtivo.

PITA PITÚ
A analista política Pita Pitú foi contratada para trabalhar na eleição de um pré-candidato a prefeito e com ela vem seu marido, Dr. Piroga. Os dois estão consultando os búzios e as estrelas para comentar as previsões de cada candidato em forma de horóscopo. As previsões do casal costumam ser certeiras, pois consideram cada detalhes do histórico e perfil de cada pretenso candidato ao cargo público eletivo.

ACESSO À SAÚDE
Percebemos que não adianta orgulho, pose e dinheiro para a COVID-19. Quem não se cuidar neste momento em que alastra pelo mundo o sofrimento pelos direitos básicos como o acesso à saúde, vamos todos sofrer e até morrer. A COVID-19 veio mostrar que somos todos iguais perante a Lei de Deus, já que pela lei dos homens prevalece o poder e o dinheiro.



AUTOS PROCESSUAIS
Se recusar a devolver autos processuais, com o objetivo de beneficiar o seu cliente, constitui crime formal contra a administração da Justiça. O entendimento é da 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. (Conjur).
Por: Edmundo Baía Jr