quinta-feira, 30 de julho de 2020

Bocão Ed. 1313

ESTUDANTE CHATEADO
Recebemos mensagem do estudante Gabriel Moura chateado com o SETRANS que assim relatou. O SETRANS esse ano, diferente do ano passado, está fazendo uma verificação estudantil de duas etapas. ‘‘No começo do ano, quando vamos tirar a carteirinha, eles pedem os dados e uma declaração de vínculo com a universidade, para comprovar que o estudante está, de fato, naquela universidade fazendo aquele curso.’’
ESTUDANTE CHATEADO 2
‘‘Esse ano eles estão fazendo essa verificação duas vezes. A segunda vai ser agora em agosto, temos que levar a declaração de novo para comprovar o curso. Os alunos estão tendo que sair de casa em plena pandemia para resolver uma coisa tão simples. E eles resolveram fazer isso justo nesse período’’
ESTUDANTE CHATEADO 3
‘‘Tem aluno indígena reclamando exatamente sobre sair de casa e correr o risco de contaminação, só pra desbloquear a carteirinha e continuar usando, fora que a universidade está fechada. Não podemos pegar a assinatura e o carimbo de alguém responsável no atendimento ao estudante.’’

CARTÓRIO
A coluna recebeu denúncia de uma senhora de nome Adria, reclamando dos serviços do Cartório de Registro de Imóveis do 1º Ofício desta Comarca, que está sob nova gestão, de que nessa repartição notorial e de registro, não estão seguindo a tabela de emolumentos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, inclusive disponível no sítio eletrônico do TJPA.
CARTÓRIO 2
Os valores dos ditos serviços estão sendo cobrados de forma aleatória e exorbitante, sem nenhuma demonstração detalhada por escrito. Tal conduta está deixando a população insatisfeita e à mercê do único local de Registro de Imóveis em nossa cidade. A conduta não tem amparo legal. Estamos de olho. Será que é verdade? Aguardo manifestação do responsável pelo cartório para esclarecer a situação. Estamos apenas publicando o que recebemos.

RECEITA FEDERAL
Uma contribuinte entrou em contato com a coluna, chateada com o vigilante da Receita Federal do Brasil, que está com serviços limitados para o atendimento presencial. Tal situação é tolerável por conta do momento de pandemia que o mundo vive. Acontece que o contribuinte é barrado na rua pelo vigilante, será que ele recebeu essa atribuição de algum servidor? Ou ele está fazendo por conta própria? Tenho certeza que a Delegada Lourdes não aceita esse tipo de procedimento, já que ela sempre está à disposição do contribuinte.
RECEITA FEDERAL 2
Se recebe ordem de algum servidor, está sendo prejudicado o vigilante, que assume a culpa por terceiros. O vigilante não oferece oportunidade para o contribuinte expor sua questão ao servidor do órgão. O servidor da Receita Federal sim, teria a atribuição de analisar se o serviço é possível ou não de ser executado. Isso não pode ocorrer! É um desrespeito com o contribuinte. Alguém deve orientar o vigilante para ele não impedir o contribuinte de entrar na repartição.

NÉLIO E DANIEL
A coluna recebeu da jovem Juliane a seguinte mensagem: ‘‘Agora, mais do que nunca, me convenço que o prefeito Nélio e o secretário Daniel nasceram com uma luz, uma estrela e com um destino que conseguem superar todas as adversidades e os percalços de um homem público. Parabéns prefeito e secretário pelo trabalho excelente na minha rua, está um brilho, uma nova visão do bairro do Maracanã.’’
NÉLIO E DANIEL 2
Uma moradora da Rua Aramanaí no bairro do Maracanã está satisfeita com o secretário Daniel Simões pelos serviços que vem realizando na rua. Essa rua não recebe melhorias há 20 anos e espera que o secretário agora mande asfaltar, já que esse bairro possui as mais bonitas praias perto da cidade com facilidade de acesso. A moradora agradece ao secretário.

BARRUDADA
A movimentação política em Santarém fica ainda mais interessante com a confirmação da pré-candidatura de Fabrícia Barrudada à Câmara. A coluna apurou que Fabrícia Barrudada possui carisma e seu nome corre acelerado na boca do povo.
BARRUDADA 2
Fabrícia vem ganhando adeptos à pré-candidatura; empresária, religiosa, educada, simples e prestativa, com sua participação a temperatura eleitoral aumentou e já é forte candidata a uma vaga na Câmara. Fabrícia prega que na política tudo deve ser feito às claras, na presença de todos, e para todos, para o interesse social e não para os interesses pessoais.

MDB PERTO DO NÉLIO
O MDB ficou mais perto do prefeito Nélio. Antônio Rocha tem conversas avançadas para ser o Vice de Nélio. A composição deve contar ainda com outros partidos ainda em negociação.

TCU X MS
A execução do orçamento para ações de combate à covid-19 é baixa e falta definição clara de critérios para transferência de recursos. Essa é a conclusão a que o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou após avaliar a estrutura de governança do Ministério da Saúde (MS) no combate à crise gerada pelo novo coronavírus. A auditoria também analisou superposição de funções, funcionamento formal, definição de competências e transparência das ações.
TCU X MS 2
Além da baixa execução do orçamento para ações de combate à covid-19, com gastos de apenas 30% do orçamento recebido, o Tribunal verificou falta de definição objetiva de critérios para transferência de recursos. A título de exemplo, os estados do Pará e do Rio de Janeiro, respectivamente, tiveram a segunda e a terceira maior taxa de mortalidade por covid-19, mas estão entre as três unidades da federação que menos receberam recursos por pessoa na pandemia.
 Por: Edmundo Baía Jr.