segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Santarém: a 3ª maior do Pará

AVENIDA BARÃO DO RIO BRANCO, EM SANTARÉM. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK/PREFEITURA DE SANTARÉM

Santarém é o principal centro urbano financeiro, comercial e cultural do oeste do estado do Pará. A cidade é uma das mais antigas da região amazônica e também se constituiu como uma das mais importantes. Cidade do interior com características de cidade grande, é a sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. 
Santarém é o 3º município mais populoso do Pará, o 7º de toda a Região Norte e o 83º do Brasil. Abriga mais de 294 mil pessoas, de acordo com o senso feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. Segundo dados de 2014, possui um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 3,7 bilhões, ligado principalmente ao setor de serviços e comércio, mas também ao extrativismo e à indústria. É o sétimo município com maior PIB do estado.
A cidade ocupa uma área de 22.887,080 km² em uma localização privilegiada, está em torno de 800km das maiores capitais da Amazônia: Belém e Manaus. E é cercada pelo rio Tapajós, com vista para uma das mais belas paisagens da região amazônica: o encontro das águas límpidas do Tapajós com as águas turvas do rio Amazonas.
Conhecida como a Pérola do Tapajós, está incluída no plano das cidades históricas do Brasil e seu destino mais famoso, Alter do Chão, é conhecido como Caribe Brasileiro.