segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Pedagoga negra leva soco de PM durante abordagem em Macapá

 A pedagoga ainda foi presa por resistência, desacato e desobediência

Foto/reprodução

Um vídeo registrou o momento em que uma mulher negra leva um soco no rosto durante uma abordagem policial em Macapá (AP). O caso ocorreu na noite da última sexta-feira, 18, e as imagens da agressão viralizaram nas redes sociais.

A mulher que aparece nas imagens é a pedagoga Eliane Espírito Santo da Silva, 39 anos. Ela foi presa por resistência, desacato e desobediência.

Em entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo no Amapá, a pedagoga diz que estava filmando a abordagem da PM a seus familiares no Loteamento São José, na zona norte da capital amapaense, quando um dos militares dá voz de prisão para Eliane e o marido. Ele tenta imobilizá-la, leva ela ao chão e dá um soco no rosto dela. As imagens são fortes. Assista!

O vídeo foi gravado pelo filho de Eliane. A pedagoga foi algemada e levada para a viatura. Na delegacia ela conta que sofreu mais agressões.

” Eu fui chamada de preta, fui chamada de vagabunda por eles na delegacia. Eu me senti ofendida e para mim foi um preconceito muito grande, porque éramos os únicos negros ali. O correto era todo mundo ser ouvido. Por que eu vou pagar fiança por um crime que eu não cometi? Por que o policial me agrediu se eu não ofendi ele e estava apenas fazendo um vídeo?”, disse Eliane.

Em audiência de custódia ontem, 19, Eliane e o marido tiveram que pagar R$ 800 de fiança para serem liberados. Após sair do Ciosp, ela foi à Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) registrar um boletim de ocorrência contra o policial.

Em nota, a Polícia Militar do Amapá informou que vai apurar o caso, que foi um fato isolado e que os agentes foram afastados das funções em Macapá.

Também em nota, o governador Waldez Góes (PDT) diz que a ação foi “recheada de atitudes racistas” e por isso determinou ao comando da PM a “apuração criteriosa e rápida dos fatos”.

Nota do editor: em grife...me engana que eu gosto????