domingo, 27 de dezembro de 2020

Região do Baixo Amazonas permanece em bandeira laranja na linha de classificação da Covid-19

 Kamila Andrade - Portal OESTADONET - 26/12/2020

A região do Baixo

Amazonas permanece na bandeira de cor laranja na linha de classificação da Covid-19 do Governo do Estado do Pará. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na manhã deste sábado (26) pelo governador Helder Barbalho.

O embandeiramento na cor laranja significa que a região está no nível médio de contágio da doença. Essa avaliação é feita de acordo com a capacidade de leito disponível e também conforme a taxa de novos casos da doença.

O governador também anunciou novas medidas que serão divulgadas na segunda-feira (28) no Diário Oficial. “Mediante os embandeiramentos, temos algumas medidas restritivas que serão tomadas. Serão medidas para evitar as aglomerações de pessoas em eventos coletivos. É necessário todo esse cuidado para evitarmos que a taxa de contágio não chegue em nível avançado e não cause agravamento do cenário da saúde no estado”, disse.

Ainda conforme o governador, há decretos municipais e os decretos que serão cumpridos pelas equipes de segurança são os decretos mais rígidos. “Ou seja, se o decreto municipal for mais rígido que o estadual, este será seguida, da mesma forma que se o decreto estadual for mais rígido em cima do decreto municipal. O decreto que será seguido será sempre mais rígido”, ressaltou.

Helder Barbalho ressaltou ainda que essas medidas estão sendo tomadas para que na frente não seja necessária serem implantadas medidas mais drásticas.

“A previsão é de que ainda em janeiro de 2021 começaremos a iniciar a vacinação contra a Covid-19. O grupo 1 será os profissionais da saúde e logo em seguida os outros grupos. Só usaremos vacinas liberadas pela Anvisa”, finalizou o governador Helder Barbalho