quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Acampamento irregular em terra indígena no Pará é desmontado





A fim de garantir o cumprimento dos direitos originários expressamente previstos na Constituição para os povos indígenas, a Polícia Militar do Pará interrompeu na manhã de terça-feira (19) uma ocupação irregular de terras indígenas, que estava acontecendo no município de Garrafão do Norte. Após diálogo, representantes da Funai e agentes da Polícia Militar convenceram os ocupantes, que saíram pacificamente das terras.

Divulgação

Militares do 51º Pelotão, unidade que integra a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), foram acionados por indígenas da etnia Tembé, acerca da invasão de suas terras. Segundo eles, os ocupantes também estariam extraindo madeiras nobres que eram ambientalmente protegidas na reserva.

Divulgação

Acompanhados de representantes da Funai, a equipe policial então se dirigiu até o local e constatou diversos acampamentos montados dentro da reserva ambiental. Após diálogo com os mais de 20 ocupantes, a Polícia Militar orientou acerca dos direitos à propriedade indígena e desocupou a área de forma pacífica.

RG 15 / O Impacto com informações da PM