quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Carlos Martins acompanha visita ao Hospital de Campanha e solicita ampliação de leitos de estabilização

 


Na manhã de terça-feira (16), o vereador Carlos Martins (PT), juntamente com demais integrantes da Comissão da Saúde, visitou as dependências da escola Maria Uchôa, onde irá funcionar o Hospital de Campanha de Santarém. A unidade deveria ter entrado em funcionamento na última sexta-feira (12), e agora deve entrar em operação nesta próxima sexta-feira (19), inicialmente com 20 leitos, dos quais 16 são clínicos e quatro de estabilização. Porém, a estrutura da sala de estabilização já está preparada para receber mais leitos se houver necessidade, dessa forma, Carlos Martins solicitou a ampliação de leitos de estabilização.

“Os leitos de estabilização são para pacientes com casos moderados com insuficiência respiratória. Portanto, esses leitos são muito necessários, e se temos a possibilidade de ampliar de quatro para pelo menos sete a dez leitos, já ajudaria muito no atendimento à Covid no nosso município. Por isso, solicito que o município possa ampliar esses leitos de forma breve”, explicou o parlamentar.

O vereador ainda destacou a necessidade de ampliação total dos leitos do Hospital de Campanha, ou seja, de 20 para 60 leitos, como foi divulgado anteriormente pelo Governo.

“A nossa solicitação é que também o número total de leitos passe de 20 para 60. Porém, a justificativa que nos foi dada é a de que para que esse número seja efetivado, é necessária a instalação de um tanque de oxigênio. Segundo o secretário regional de Governo Henderson Pinto esse tanque deve ser instalado no Hospital de Campanha, no sábado (20)”, finalizou Carlos.

Importância do monitoramento de notificados – Ainda em sua fala na sessão desta terça-feira (16), o vereador destacou a atualização divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde dos dados de monitoramento em Santarém.

Segundo a divulgação, em janeiro o município teve a ampliação de 1.600 casos para 3.700 no final do mesmo mês, havendo um aumento de 235% dos casos monitorados. Já depois da primeira semana de lockdown, durante o mês de fevereiro, houve uma estabilização desses casos, e agora nesta semana uma leve queda nos números de monitorados.

O petista inseriu que os dados apontam que a taxa de contágio está em 0,9, e que, se caso esse nível continue, é um indicativo de saída do lockdown.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins