terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Vereadora ADRIANA ALMEIDA requer transparência no mecanismo de entrada de pacientes com Covid-19 no HRBA

...

 Adriana Almeida transparência na divulgação do número de leitos de UTI disponíveis

Durante seu tempo de bancada, na Sessão Ordinária remota, na segunda-feira (22), a vereadora Adriana Almeida (PV) solicitou o aumento da transparência na divulgação do número de leitos de UTI disponíveis e da fila de espera por vagas de tratamento intensivo para pacientes da Covid-19 em Santarém.

De acordo com a parlamentar, essa demanda já vem sendo realizada há semanas, em que sempre está solicitando a lista de espera por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Upa e do Hospital Regional do Baixo Amazonas. "Este requerimento é motivado pelo recebimento de reclamações de cidadãos sobre diversos pacientes com Covid-19 que aguardam leitos de UTI por alguns dias, apesar da existência de vagas nos hospitais públicos, informadas diariamente", ressaltou.

Adriana também se referiu a um Projeto de Lei apresentado pelo vereador JK do Povão (PSDB) sobre o acompanhamento de exames; leitos; cirurgias. "Eu vi que o projeto do vereador é muito amplo.

O requerimento que estou sugerindo é que tenhamos um portal de transparência, onde apareça através do detalhamento de outros parâmetros, como, por exemplo, o número de leitos preparados para oferecer suporte de hemodiálise, que possui alta demanda em pacientes graves com Covid-19 que apresentam complicações renais", sugeriu a vereadora do PV.

Segundo ela, em Brasília existe um modelo, pelo qual os pacientes têm um código e a família e qualquer pessoa, por meio desse código, consegue observar detalhadamente a posição desse paciente e onde ele está sendo atendido. "Temos em Brasília o InfoSaúde - DF, onde qualquer cidadão com o código do paciente consegue acompanhar e ter um retorno mais detalhado de acordo com a gravidade dos pacientes internados", finalizou.

Fonte:  Lana Mota – Assessora de Imprensa da vereadora Adriana Almeida