quarta-feira, 31 de março de 2021

Prefeitura de Santarém disponibiliza 8 pontos de vendas na Feira do Pescado da Semana Santa




A grande quantidade de pontos de vendas acontece para evitar aglomerações, devido a pandemia do coronavírus

Para atender a demanda do consumo de peixes na Semana Santa, por conta do aumento da procura pelo produto, devido a tradição católica de não comer carne, neste período do ano, a Prefeitura de Santarém disponibilizará a partir desta quarta-feira, 31 de março, 8 pontos de vendas, durante a Feira do Pescado. A previsão é de que a Feira do Pescado encerre nesta quinta-feira, 01 de abril.

Segundo a Prefeitura, a grande quantidade de pontos de vendas acontece para evitar aglomerações, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na edição deste ano, de acordo com a Prefeitura, aproximadamente 30 toneladas de pescados resfriados serão comercializados por seis produtores que fazem parte da Cooperativa dos Piscicultores do Tapajós (Coopata).

A Prefeitura informou que as espécies ofertadas serão: tambaqui, tambatinga, pirapitinga, curimatã, aracu, matrinxã e pirarucu, ao preço de R$12 a R$15, de acordo com a espécie e quilo.

Entre os pontos de vendas estão: Mercadão 2000; Parque da Cidade; Feira da Cohab; Praça da Nova República; Porto dos Milagres; primeira rotatória da rodovia Fernando Guilhon (sentido centro/bairro); estacionamento do estádio Colosso do Tapajós e Rodovia Everaldo Martins, quilômetro 09, na Comunidade de São Pedro.

Para a segurança de todos, a Prefeitura orienta que os consumidores usem máscara e respeite o distanciamento social, no momento em que se dirigirem aos pontos de vendas de peixes.


TRADIÇÃO CATÓLICA

A Semana Santa, que antecede a Páscoa, é um dos períodos mais importantes para os cristãos. Ela marca o fim do Quaresma, que se refere aos 40 dias em que Cristo jejuou no deserto. E, para relembrar esse jejum, foi estabelecida a restrição à carne vermelha aos fiéis na sexta-feira da Semana Santa.

A tradição, ainda seguida por muitos católicos, teve origem no século XI, quando o Papa Urbano II a determinou como prática de penitência. O peixe, símbolo profundo na tradição cristã, tornou-se assim, uma opção para o consumo de carne na Semana Santa.

TRADIÇÃO NO BRASIL
Em quase todas as regiões brasileiras é possível encontrar inúmeras receitas culinárias com peixes elaboradas especialmente para o período da Semana Santa. E a variedade de pescados encontrados no país estimula esse hábito. No mais, os ingredientes locais e a herança cultural indígena, portuguesa, africana e hispânica, dão um toque especial aos pratos, adequando a tradição ao paladar de cada região.


Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém