quinta-feira, 1 de abril de 2021

Ampliação do serviço de implante DIU – Dispositivo intrauterino, é debatido pela vereadora Adriana Almeida (PV)

 POLÍTICA

 31 de março de 2021  

Vereadora Adriana Almeida – Foto: Ascom parlamentar

Na busca por atender o planejamento familiar e diminuir o número de gestações indesejadas, a vereadora Adriana Almeida (PV) apresentou na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 31, o requerimento, que solicita ao Poder Executivo de kit´s de inserção de DIU, para atender a Casa da Mulher.

A parlamentar ressaltou durante a sessão remota que apenas no estoque da Casa da Mulher existem 212 unidades de DIU com validade até março de 2022 e 2.700 unidades na Semsa com validade  para 2027. “Nós visitamos a Casa da Mulher, colhemos alguns dados importantes para o Projeto de lei de minha autoria, que está em andamento com esse tema.  Até o momento, de acordo com dados levantados na Casa da Mulher foram realizados 41 atendimentos de implantes de DIU, um serviço que precisa ser ampliado para as mulheres santarenas”, frisou.

“Precisamos informar que esse serviço é feito pelo Sistema de Saúde – SUS. Mas outro empecilho é que só temos apenas uma médica que atende duas vezes na semana que faz esse serviço de implantação do dispositivo intrauterino.  Estou colocando um requerimento na casa hoje, solicitando a atenção para esse assunto de grande importância que temos nos bairros”, concluiu.

Assessoria da vereadora