terça-feira, 20 de abril de 2021

VEREADOR MADURO COBRA MAIS EFICIÊNCIA DA COSANPA

Alexandre Maduro cobra eficiência da COSANPA para que resolva problemas de saneamento e abastecimento de água em Santarém


O vereador Alexandre Maduro (MDB)  na sessão remota da última quarta-feira (14) usou a tribuna para falar dos inúmeros problemas no abastecimento de água em Santarém,  ressalta o edil que essa questão é uma situação antiga, que tem prejudicado sobremaneira a população. O parlamentar, no entanto, enfatizou junto ao governador Helder Barbalho para amenizar as dificuldades que boa parte dos santarenos enfrenta com a falta de água com qualidade nas torneiras.

Em seu pronunciamento no tempo das bancadas, o emedebista lembrou altos investimentos feitos por governos anteriores que não resolveram em nada. E citou como exemplo, reservatórios em vários pontos da cidade, como do Irurá, do bairro Conquista e do bairro Santa Clara (próximo ao Colégio Álvaro Adolfo da Silveira), que consumiram alta soma em dinheiro e não estão sendo usados.

Alexandre Maduro também destacou o esforço da direção regional da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em apresentar soluções para os problemas na interrupção de água, embora encontre dificuldades justamente pela falta de estrutura adequada em decorrência de investimentos errados de gestores anteriores.

O parlamentar também apresentou a falta de planejamento para um grande entrave no serviço de abastecimento de água pela Cosanpa. “Sempre vai quebrar bomba, mas dificilmente vai ter uma de reserva porque a Cosanpa em Santarém depende diretamente de Belém. Com isso, quem fica penalizado é o cidadão santareno”, ponderou.

Concessão – Alexandre Maduro também enfatizou a renovação do contrato de concessão do município para que a Cosanpa permaneça explorando o serviço de abastecimento de água em Santarém, embora não venha cumprindo o que que foi acordado. “A Cosanpa teve concessão renovada em 2012 e assinada em 2013. Essa concessão, salvo engano, vai até 2032. E, se ela cumprisse com as cláusulas estabelecidas no contrato, hoje Santarém estaria com 90% de abastecimento de água e 70% de esgotamento sanitário”, enfatizou.






ASCOM/BLOG DO COLARES