sexta-feira, 21 de maio de 2021

UFOPA EM AÇÃO...

 image.png

INFORME UFOPA – 19/05/2021


Seminário de Teses do PPGSND será nos dias 20 e 21 de maio

O Seminário de Teses do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio de 2021, ao vivo no canal do programa no YouTube. O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Durante os dois dias do evento, discentes apresentam 17 trabalhos de tese a uma banca formada por docentes do programa e externos. No dia 20, às 14h, haverá ainda palestra com a Dra. Elisabeth Bik, intitulada “O lado escuro da ciência: má conduta na pesquisa biomédica”.

Veja a programação completa no site do PPGSND.

Palestra do PPGSND aborda plágio e uso indevido de imagens em pesquisas científicas

No dia 20 de maio às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa promove a palestra "The Dark Side of Science: Misconduct in Biomedical Research" com a consultora científica e PhD Elisabeth Bik. A palestra abre a programação do Seminário de Teses do PPGSND e será transmitida pelo YouTube. Elisabeth Bik é uma microbiologista holandesa e perita forense, que pesquisa imagens indevidamente duplicadas, fotografias manipuladas ou textos plagiados na literatura biomédica. Em uma análise sistemática de 20.000 trabalhos, descobriu que 4% deles continham imagens indevidamente duplicadas.

Evento debate tecnologia de bioflocos para produção sustentável de peixes da Amazônia

De 21 a 25 de junho de 2021, ocorre o I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos na Amazônia com o tema “Amazônia sustentável: uma nova perspectiva para a aquicultura”. A programação on-line terá palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos dentro de diversas temáticas em aquicultura. Gratuitas, as inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas no site do evento. A iniciativa é realizada pelo Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Universidade Nilton Lins, com a colaboração de várias instituições de pesquisa. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é uma das organizadoras, com a participação dos professores Gustavo Claudiano, Luciano Jensen e Michelle Fugimura.

Profmat/Ufopa publica e-book comemorativo de dez anos do programa na Universidade

O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) completa dez anos na Universidade Federal do Oeste do Pará. Para marcar essa primeira década de formação, professores e alunos produziram o livro eletrônico (e-book) Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Profmat-Ufopa – 10 anos. O material contém artigos produzidos a partir de resultados de pesquisas realizadas ao longo desse período na Universidade, tratando de diversos temas: ensino da Matemática, relatos de experiência, metodologias ativas, análise da OBMEP, formação de professores de Matemática, entre outros.

Acesse o e-book Profmat/Ufopa 10 anos (aqui).

Informações sobre o Profmat na Ufopa (aqui).

--
Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa
Unidade Tapajós - Campus Santarém
Rua Vera Paz, s/n. Bairro Salé
Santarém - PA - Brasil
Assessoria de Comunicação
(93) 2101-4999 / Celular institucional: (93) 99103-9978
(93) 99103-9978 Luena Barros (manhã)
(93) 99125-6164 Rosa Rodrigues (manhã)
(93) 99215-1756 Albanira Coelho (tarde)
(93) 99156-9577 Lenne Santos (manhã)
(93) 99103-9978 Renata Dantas (tarde)