No primeiro período na Câmara Municipal de Santarém em 2021, o vereador Carlos Martins (PT) focou principalmente no tema da Saúde, mas também debateu outras áreas importantes em prol de melhorias para a população. Ao longo desses 6 meses foram apresentados 86 requerimentos, 35 moções, 8 pedidos de informação, 4 projetos de lei ordinária e 1 projeto de resolução.

Carlos Martins debateu as necessidades de ampliação das equipes que trabalhavam na linha de frente no combate à pandemia da Colvid-19 e a inclusão de profissionais essenciais no cronograma de vacinação. Também defendeu mais leitos para pacientes com a doença em Santarém e o retorno do Hospital de Campanha,

Martins trabalhou junto ao Hemopa pela instalação da Agência Transfusional no Hospital Municipal de Santarém.

O parlamentar também solicitou a criação da Agencia Transfusional do Hospital Municipal – que foi entregue no dia 22 de junho, dentro das comemorações do aniversário de Santarém -, a aquisição de medicamentos para o programa Hiperdia, melhorias na sala de estar dos técnicos de enfermagem no Hospital Municipal, serviço de fisioterapia na rede de atenção básica para grávidas durante o pré-natal, construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em bairros e comunidades ainda não assistidas e a implantação de uma UPA 24H na grande área do Santarenzinho.

Solicitou ainda, ambulanchas para comunidades da região de rios; implantação do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista em Santarém;  realização de processo seletivo para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde; ações itinerantes para atender a população de rios no período da cheia; construção de academias de saúde; implantação da política de atenção integral à saúde da população LGBTQIA+, com um ambulatório dedicado ao atendimento de pessoas trans e uma Casa de Acolhimento para essa comunidade; implantação do Centro de Atenção à Saúde do Homem e o retorno do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal

 Carlos Martins ainda apresentou matérias importantes em outras áreas, como o projeto de Lei para implantação de energia solar nas escolas municipais; projeto de resolução para criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Santarém; projeto de lei que declara a Rádio Rural como patrimônio cultural imaterial de Santarém, assim como a tradicional Procissão Fluvial em homenagem à São Pedro e projeto de lei que declara o Instituto Sebastião Tapajós como de utilidade pública municipal. Além disso, apresentou emenda ao projeto de lei que reestrutura o CACS-FUNDEB incluindo um representante de pais e responsáveis de alunos com deficiência na composição do conselho. Apresentou emenda também, ao projeto de lei que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Santarém solicitando que fosse incluída a realização de audiências públicas com a participação da população nas discussões dos programas e projetos socioassistenciais.

 O vereador ainda conseguiu aprovar duas emendas importantes na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. A primeira foi a inclusão da sociedade na elaboração e discussão das leis orçamentárias e a segunda foi determinando que na programação de investimentos da administração pública municipal, só serão incluídos novos projetos depois de adequadamente atendidos aqueles que estão em andamento.

“Destacamos alguns dos temas e projetos que discutimos ao longo desses seis meses, mas também solicitamos melhorias na área da infraestrutura, trânsito e meio ambiente. Foram debates importantes que levamos até a tribuna em busca de melhores condições de vida para a população santarena. Nosso mandato tem como objetivo principal apresentar propostas e projetos que realmente ajudem no desenvolvimento do nosso município”, finalizou Carlos Martins.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins