terça-feira, 5 de outubro de 2021

Campanha prevenção e conscientização do diagnóstico precoce - Outubro Rosa.

 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã de ontem, 4, a abertura da Campanha Outubro Rosa que tem como propósito compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. A solenidade ocorreu no Centro de Referência em Saúde da Mulher e contou com a participação de autoridades,  colaboradores, profissionais de saúde e mulheres que estão em atendimento na unidade.

Durante a campanha as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, intensificando o combate à doença, capacitando os profissionais para melhorar as ações de controle, diagnóstico e atendimento as mulheres com câncer, além de realizar a busca ativa de casos, dando orientações sobre a doença. Ações também serão desenvolvidas nas secretarias municipais, levando orientações para as servidoras públicas e população presente nas unidades.

“A programação continua ao longo do mês nas UBSs e nas secretarias municipais com palestra envolvendo a prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero. Buscamos conscientizar as mulheres para que elas possam buscar os atendimentos e fazer os exames necessários”, destacou a coordenadora do programa municipal de saúde da mulher Lilla Baía. 

Divulgação - Blog do Colares