quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Covid-19: Mais de 30% dos PMs infectados durante curso apresentam comorbidades, diz relatório da SESPA

 Portal OESTADONET - 12/10/2021

O registro de casos positivos do novo coronavírus em policiais militares que participavam de um curso para sargento em Santarém, no oeste do Pará, reacendeu o alerta para o surgimento de novos casos de Covid-19 no município e a possível presença de novas variantes da doença na região. Dos 53 casos positivos confirmados, 52 militares já haviam tomado a primeira dose da vacina contra a Covid e 44 já receberam a segunda dose.  17 militares apresentam comorbidade - (32,08%) casos confirmados.

 A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 9º Centro Regional de Saúde (9º CRS), divulgou um Relatório Epidemiológico do surdo de Covid-19 ocorrido durante o curso de aperfeiçoamento de sargento promovido pelo comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).  A reportagem do Portal OESTADONET teve acesso ao documento.

 De acordo com o relatório, no último dia 4 de outubro, a Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, do 9º CRS, tomou conhecimento de uma ocorrência de síndrome gripal com suspeita de Covid em alunos que participavam do curso de sargento, que ocorre em Santarém desde o último dia 20 de setembro e estava previsto para encerrar no dia 18 deste mês.

 

O relatório informa que no último dia 5, pelo menos 96 militares foram notificados com a síndrome gripal, suspeitos de Covid-19. Foram coletados amostras de secreção e encaminhados para o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que confirmou positivo para 53 militares. 

 

Muito desses policiais acometidos da doença são municípios das regiões do Baixo Amazonas, Xingu e Sudoeste do Pará. 

 

Dos 5 casos confirmados, 52 policiais já receberam a primeira dose e 44 policiais receberam a segunda dose. Apenas um policial não foi vacinado e oito ainda não receberam a segunda dose.

 O relatório aponta que 98,08% dos confirmados receberam vacina da Astrazeneca e 1,02% da Pfizer.

 Conforme os dados contidos no documento, 53 (32,08%) casos confirmados, 17 apresentam comorbidade, tais como: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, diabetes, hipertensão e transtorno de ansiedade.

 E foi um desses militares, com diabete, que teve o caso mais grave e precisou ser internado e recebe acompanhamento médico especializado.

Em nota, a Sespa informou que recebeu no dia 10 de setembro no Hospital de Campanha de Santarém, um paciente, de 49 anos, que testou positivo para covid-19. O paciente está internado na ala clínica da Unidade e tem quadro de saúde estável.

A pasta ressalta que o município coletou amostras de RT-PCR que foram encaminhadas ao Lacen-PA que enviará a Laboratório de referência para sequenciamento e identificação de variantes. A maioria dos casos está assintomática. Duas pessoas foram hospitalizadas e recebem atendimento. O monitoramento dos casos é de responsabilidade municipal.

 O comando da PM suspendeu o curso de aperfeiçoamento de sargento em Santarém por 14 dias, inicialmente, segundo nota divulgada pela assessoria da Polícia Militar. A instituição informou que ‘tem tomado todas as medidas necessárias para coibir novos casos da doença, e técnicos da vigilância sanitária acompanham e dão suporte às ações preventivas’.



Detalhe= Não adianta nada é festa e show pra todos os lados...depois vão chorar com suas perdas.