quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O cumaru tem conquistado espaço e garantido a sustentabilidade da Amazônia

O cumaru, seja flor, fruto ou madeira é fonte de renda para muitas famílias extrativistas aqui na Amazônia

...
 Sorvete de Cumaru na parte superior da imagem. Na parte inferior sementes de Cumaru























Dipteryx odorata ou cumaru, uma árvore leguminosa de porte médio a grande que vem ganhando destaque e ajudando no combate ao desmatamento, sustentabilidade e geração de renda em comunidades no interior da Amazônia. Frequentemente encontrada nos estados do Pará e Amazonas, a árvore passou a ser indicada para recuperação de áreas degradadas e nas boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável e orgânico.
Do cumaru podem ser extraídas as flores, fruto e a madeira, que possui um alto valor comercial, muito procurada para uso em ambientes internos pela coloração e durabilidade de sua madeira. Na gastronomia a essência extraída das flores e sementes passou a ser conhecida como a baunilha da Amazônia e tem conquistado espaço por seu aroma utilizado vários pratos requintados e sobremesas até fora do Brasil.
O Cumaru anteriormente utilizado na medicina tradicional para tratamento de doenças respiratórias, cardíacas e até para reduzir cólicas, hoje também ganhou destaque na indústria de cosmética com cremes para hidratação da pele e cabelos.
O cumaru, seja flor, fruto ou madeira é fonte de renda para muitas famílias extrativistas aqui na Amazônia, e entre os meses de janeiro e fevereiro asseguram a sustentabilidade econômica.

Por: Martha Costa 

Fonte: Portal Santarém