quinta-feira, 18 de novembro de 2021

PREFEITO NÉLIO AGUIAR EM PORTUGAL

 

InovaJuntos: Santarém participa de evento de cooperação técnica internacional em Portugal


O município de Santarém está em Portugal participando da 1ª Missão Técnica junto às equipes brasileiras e portuguesas pelo Programa de cooperação internacional InovaJuntos. Santarém foi selecionado em março deste ano com o projeto ‘Desenvolvimento e Inovação: Município de Santarém’. O InovaJuntos é implementado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, com o financiamento da União Europeia. O objetivo é promover inovação nas políticas públicas municipais. Sem ônus financeiro para o município, o prefeito Nélio Aguiar e a técnica Roselane Andrade estão em Lisboa participando da Missão Técnica que prossegue até o dia 20 de novembro, na cidade de Lisboa. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronan Liberal Jr. é o prefeito em exercício.

O InovaJuntos se propõe a fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras, portuguesas e latino-americanas, bem como da inovação público-privada segundo quatro clusters temáticos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas; espaços inclusivos de inovação cultural e social. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para a inovação público-privada a nível local, no Brasil, em Portugal e em outros países da América Latina, com vista a contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana.

“Santarém foi selecionada como o melhor projeto nacional. Nosso trabalho possui o envolvimento de técnicos com a finalidade de diagnóstico dos problemas e a busca de soluções inovadoras”, explica o prefeito Nélio Aguiar.

O município avançou em suas metas dentro da avaliação do Projeto, alcançando excelente pontuação em todas as estratégias e dinâmicas do projeto. De acordo com a Chefe do Núcleo de Planejamento e políticas públicas da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), técnica responsável pelo Projeto em Santarém, Roselene Andrade, após avaliações foram atestados excelentes pontuações.

“Passamos pela avaliação de projetos e Santarém foi escolhida para participar através de uma reunião com o avaliador da União Europeia. Nós tivemos uma excelente pontuação em todas as estratégias, todas as dinâmicas do projeto, e, com isso, estamos avançando com esse intercâmbio com os demais municípios que participam do Inova Juntos. Já disponibilizamos instrumentos de planejamento, para que eles possam estar utilizando também, como nós que temos um plano de desenvolvimento vinculado aos objetivos do desenvolvimento sustentável, para que eles possam adequar seus planejamentos setoriais,” disse Roselene.

Durante a Missão Técnica, o município irá apresentar o plano estruturado do projeto e dar um depoimento do processo seletivo e de como tem sido a interação dentro das reuniões semanais, comitês de grupos e a forma de interação nas sessões de cooperação.

O Prefeito Nélio Aguiar destaca ainda que Santarém fez parte da construção de uma matéria específica sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também da agenda 2030. “Então, a gente segue avançando nos processos de inovação, de integração, tanto com os municípios brasileiros quanto com os municípios de Portugal e demais que estarão também em intercâmbio,” destacou o gestor de Santarém.

 O Impacto

Divulgação - BLOG DO COLARES