sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Audiência Pública debate importância de incentivos à agricultura familiar no Oeste do Pará

O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira (02), no auditório da Casa de Cultura
Fotografo: Reprodução


O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esteve presente representando o prefeito de Santarém

A Comissão dos Amigos da Agricultura Familiar do Oeste do Pará (Caafop) realizou na manhã de quinta-feira (2), a primeira audiência pública em Santarém, com o objetivo de debater a importância de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.
O evento teve como tema: “Políticas Públicas e Agricultura Familiar, Novos Caminhos”. Durante o encontro, foram discutidas pautas voltadas para o setor agrícola, com base em políticas públicas.
“Esse tipo de audiência pública é muito importante porque discutimos e ao mesmo tempo ouvimos nossos representantes sobre os projetos e demandas. Estamos empenhados e confiantes para o fortalecimento da agricultura familiar na região. Nós já percebemos algumas mudanças e queremos que fortaleça ainda mais as ações, que viabilizem a permanência do homem do campo no campo”, relatou o coordenador do Caafop, Paulo Bezerra.
Em Santarém, um dos programas praticados é o de Aquisição de Alimentos (PAA) que possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
Desde a implantação, o PAA é administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e é referência no serviço social por fomentar a agricultura familiar. As unidades beneficiadas consumidoras são devidamente cadastradas e aptas, submetidas unicamente às exigências do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania.
Outra ação fortalecida pela gestão é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O município passou a investir na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
A Coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE/Semed), Vanda Maia, também esteve no ato. Na oportunidade, destacou que a Semed continua sensibilizando, mobilizando e engajando as comunidades rurais na intenção de adquirir os produtos oriundos da agricultura familiar produzidos nesses locais, por meio de chamada pública para integrar o cardápio da alimentação escolar.
“A regionalização da alimentação escolar é uma das principais recomendações do Prefeito Nélio Aguiar, com objetivo de melhorar a qualidade do alimento das crianças e de fortalecer a economia das comunidades rurais. Desde o ano de 2019, estamos levando para essas localidades, principalmente na região de rios possibilidades de uma nova forma de potencializar a agricultura familiar", destacou.
A coordenadora de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), Silvia Rebelo, também participou do evento. Em seu discurso, relatou que os pequenos produtores rurais em Santarém contam com a Patrulha Agrícola Mecanizada para o aumento da produção.
“Esse suporte disponibilizado pelo município possibilita a realização de atividades como preparo de solo para o plantio. Um investimento que fomenta a produção e gera renda aos agricultores familiares. Somente em 2021, 71 hectares já foram preparados em propriedades e a intenção do governo é atender o maior número de agricultores possível, em todo o município, até o fim deste ano”, descreveu.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esteve presente representando o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. Em seu pronunciamento reforçou a importância do encontro e citou as principais ações implementadas pela atual gestão que vem beneficiando a classe em Santarém.

“A valorização da agricultura familiar é uma das preocupações da atual gestão municipal. Desde o início, a prefeitura de Santarém atua fortemente, buscando valorizar os agricultores, que são responsáveis por incentivar e movimentar a economia do município através da comercialização dos seus produtos. Através de projetos, garantimos ações de assistência técnica, capacitação e extensão rural, como também, promovemos a articulação de programas que viabilizam a compra de toda a produção dos pequenos e médios agricultores", disse.


Por: Luan Rodrigues/Ascom-PMS
Fonte: Portal Santarém/BLOGDOCOLARES