sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

REDE MUNICIPAL DE SAÚDE RECEBE RAIO-X DIGITAL PARA EXAMES ODONTOLÓGICOS

 Equipamentos vão garantir precisão e rapidez de diagnósticos


Pacientes atendidos na rede municipal de saúde de Santarém contam agora com um equipamento moderno e mais preciso para exames de radiografia odontológicos: o Raio-X digital. Três aparelhos de raio-x, três sensores digitais e três notebooks foram entregues na última quarta-feira, 1º de dezembro, para atuar nos Centros de Especialidades e Unidades Básicas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do tesouro municipal e vão garantir rapidez na entrega dos resultados, precisão dos diagnósticos e menos impacto no meio ambiente já que os arquivos não precisam de filme e impressão.

Estiveram presentes na entrega o Prefeito Nélio Aguiar, a Secretária Municipal de Saúde Vânia Portela e profissionais da Atenção Básica e de Saúde Bucal do município.

A nova tecnologia facilitará no diagnóstico do profissional por imagem digital e atenderá serviços nas áreas de Odontologia, nas especialidades de endodontia, Periodontia e Cirurgia Oral menor como exodontia (extração) de terceiro molar (dente do siso) e solicitações da atenção primária vindas de acompanhamento nas unidades de saúde.

O prefeito Nélio Aguiar salientou sobre os muitos ganhos para a prática clínica. “Em tecnologia digital, os aparelhos foram adquiridos com recursos da Prefeitura, eliminando a necessidade de químicos e filmes radiológicos utilizados anteriormente, grande avanço e investimento para saúde bucal do nosso Município visando acolhimento do nosso usuário.”

As imagens digitalizadas ficam disponíveis para acesso nos notebooks do serviço e os resultados são enviados por e-mail aos pacientes. “Elimina a geração de resíduos, pois não é preciso imprimir os laudos, além de tornar o processo mais seguro, reduzindo o custo que tínhamos com filmes radiológicos e soluções químicas de radiação”, reforçou Vania Portela, titular da Semsa.

O serviço de radiologia dos CEOs contará com sensores digitais, notebooks e aparelhos de raio-X móvel. “A implantação dos aparelhos objetiva apoiar as atividades dos especialistas que demandam exames radiológicos, uma vez que a imagem digital possibilitará maior agilidade e resolutividade no atendimento aos pacientes trazendo avanço aos atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde de Santarém”, apontou o coordenador de saúde bucal da Semsa Jeymenson Coelho.

informações Agência Santarém 
Divulgação - BLOGDOCOLARES