quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

EM DEFESA DE UM PATRIMÔNIO DE SANTARÉM

Por: Professor Eduardo Fonseca

Como diria o ex presidente Jânio Quadros quando escreveu sua carta renúncia que: “Forças Ocultas” estavam lhe obrigando a isso. O mesmo deve está acontecendo com o um dos mais populares e tradicional ponto de encontro dos santarenos: para “matar a sede”, reunião de amigos e políticos de todas as facções, atualizar as fofocas e saber o termômetro dos bastidores santareno. A quem interessa que após 99 anos se faça uma licitação para nova concessão da Garapeira Ipiranga, localizada na Praça Monsenhor José Gregório, a conhecida Praça da Matriz?

Para quem não sabe a Garapeira foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1922, por ocasião dos festejos do Centenário da Nossa Independência, numa grande festa ocorrida para marcar o evento histórico. Mas de lá para cá, de vez em quanto aparece um “invejoso” (a inveja é a arma dos incompetentes), querendo jogar areia no caldo de cana. Retirá-lo de lá, talvez, é clara para ceder a um dos “afilhados políticos” ou parente de um dos mandatários do município. O último foi o saudoso Prefeito Ronaldo Campos, que compreendeu a importância da garapeira para os Santarenos, acordou que o atual proprietário  Herbert Farias, “conhecido popularmente, como “cacheado”, sua esposa “Dona NINITA” e sua filha, a dedicada, atenciosa e amiga “Dalila” fizesse uma reforma para adaptar ao que seria primeiramente, chamado de Complexo da Praça da Matriz. Hoje já não se pode chamar assim. Mas reformaram a Garapeira, pela terceira vez. e continua sendo o mais belo prédio da Praça, além do silencioso e saudoso Coreto.

Como disse acima novamente surge uma nova tentativa de um dos setores da administração municipal, querendo fazer uma licitação para o funcionamento da Garapeira Ipiranga. Talvez a pessoa que está imbuída dessa desastrosa tentativa de agressão a este Patrimônio Cultural, material e imaterial de Santarém, não saiba que existe uma concessão municipal pela Lei Municipal nº 716 de 23 de dezembro de 1922, assinada pelo Intendente Manoel Valdomiro Rodrigues dos Santos. Ao seus primeiro proprietário, senhor Raimundo Nonato Lages, que pouco tempo depois passou para o senhor e este passou para a Senhora Augusta Rocha Guimarães que juntamente com o seu filho Cipriano Rocha conhecido popularmente por “Pequenino” este administrou a Garapeira por longos anos a Garapeira, até chegar aos atuais proprietários, que a receberam por herança com cláusula de inalienabilidade vitalícia.

Ainda cabe mais uma pergunta: será que esse pessoal não tem vínculo com Santarém? Ou só querem destruir tudo o que caracteriza a marca da nossa santarenidade? Ou só lhes interessa querer ganhar mais dinheiro? Ao longo desses anos Santarém só vem perdendo e olha que perdemos bastante: O Interventor Capitão Elmano de Moura Melo tentou retirar a garapeira, mas alguns santarenos influentes, “chegaram juntos” e conseguiram reverter a situação. Mas ele retirou o Bar Vencedor, que ficava próximo a Agência do Correios, para construir a Praça Rodrigues dos Santos. Este mesmo interventor, retirou a Escadaria de próximo do Grupo Escolar Frei Ambrósio. Derrubou as mangueiras da Av. São Sebastião. Depois perdemos as praias de embelezavam a frente da nossa Cidade. Ultimamente, perdemos a Vera Paz, Coroa de Areia e estamos perdendo o Maicá, (está dando os seus últimos suspiros) para atender o chamado poder que diz promover “emprego e renda” em Santarém. Então por que mexer com a Garapeira Ipiranga? Pergunto novamente a quem interessa essa nova licitação? Ou querem incluir no meio dos quiosques que estão confeccionando na chamada “nova Orla”? Creio que “cada qual no seu cada qual”. Então santarenos será esta, mais uma vez, a hora de defendermos esse patrimônio santareno, de vez que nosso poder público municipal não “está nem aí”, para o que se tem de patrimônio histórico material e imaterial. A Garapeira Ipiranga, não é do “Cacheado”, nem da dona “Ninita”, nem da Dalila, ela é um dos mais tradicionais patrimônio de Santarém. “ SALVE A GARAPEIRA IPIRANGA”///////////Mais de dois bilhões para os partidos políticos “fazerem a farra” nas próximas eleições, e R$-69,00 (sessenta e nove reais) de aumento no salário mínimo, ??????? Fala-se em um protesto dos apoiadores do inquilino do PALÁCIO DO PLANALTO, no próximo dia 7 de setembro. O protesto será contra o aumento da Energia Elétrica, do preço da Carne, da Gasolina, do Medicamentos, do botijão de gás e do desemprego, do fechamentos de muitas empresas.???/////////Parece que a “ONDA AZUL” vai sair do papel. Muitos empresários jáse manifestaram dizendo que vão ter que se adaptar. É claro, pois 80 por cento do estacionamento do centro da Cidade são para os carros dos donos de loja, e na Praça da Matriz, Mercado, Praça da Bandeira e do Relógio, o estacionamento é ocupado pelos carros dos vendedores camelôs, que ficam o dia todo ali. E para quem quiser estacionar ali, mesmo para fazer compras no comercio deles, já não tem onde

estacionar.//////////outro problema que pode surgir são os proprietários das ruas, que cobram para a colocar papelão e “vigiar, ou “olhar”, o carro.////////// Parece-me que a vigilância sanitária, só trabalha quando o sol já está alto. Porque, todos sabemos que, diariamente, as cinco da manhã em diante, a venda de peixe corre solta, na orla da Praça da Matgriz e próximo ao Mercadão dois mil em diante. Esta venda é sem nenhum critério sanitário, é “peixe” jogado e pesado no chão. Isto mesmo, no chão. E depois levam para a banca de venda no mercadão dois mil, ou nos bairros da cidade para o consumo do cidadão santareno. Onde está a preocupação desse órgão com a segurança e zelo da saúde dos santarenos????????////////Quero externar as minhas condolências à Família Brasil Rebelo, pelo partida para a Casa do Pai, da Dona LUCIMAR BRASIL REBELO, genitora, do Jackson, Fátima Dinha, Jeffersson a Nenê, Brasil Rebelo, Dona Lucimar era irmã do Brilhante Promotor BRASIL. Dona Lucimar que foi uma Gande Cristã, seja recebido em uma das moradas do Pai e Descanse em Paz./////// //////Santarém perde, neste dia 01 de setembro mais um de seus ilustres filhos: ROBERTO ALVES VINHOLTE. Eu no conheci, adolescente. Fez parte da primeira turma que lecionei no Colégio Dom Amando quando retornei para Santarém em 1982. O Beto fazia parte dela, no 2º ano colegial. Conheci ali um jovem líder da sua turma. Mais tarde fui lhe conhecendo melhor. Era entusiasmado pelas coisas de Santarém, futebol, do seu São Francisco, o Botafogo do Rio de Janeiro e Clube do Remo em Belém, pela cultura santarena, carnaval, folclore, Sairé, principalmente. Participava de reuniões políticas, orientando o que seria melhor para Santarém. Era um santareno que amava Santarém. Em 1990, foi aprovado no Vestibular para compor a primeira turma de direito do interior da Amazônia. Fomos colega de turma. Concluímos o curso de Direito em 1995, de lá para cá ele se destacou como um dos brilhantes advogados e um excelente professor, prestando assessoria para muitas empresas importantes, além de ser um grande cidadão. Você que foi um grande cristão, que sua protetora, Nossa Senhora da Conceição lhe cubra com o seu manto e que o Pai lhe receba em uma de suas muitas moradas. RESQUESCAT IN PEACE, ROBERTO.(02.09.2021)