terça-feira, 4 de janeiro de 2022

PREFEITO DE SANTARÉM NÉLIO AGUIAR ANUNCIA O INÍCIO DAS OBRAS DO CAMELÓDROMO MUNICIPAL

Os trabalhos devem começar nesta segunda-feira (3) na área da Praça Rodrigues dos Santos.
A data de início dos trabalhos foi confirmada pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), o prazo para a entrega do novo espaço é de 8 meses. (Dorgival Viana/ especial para O Liberal)

Não é de hoje que os ambulantes que atuam na área central de Santarém, oeste do Pará, sonham com um espaço com condições melhores de trabalho. Esse sonho ganhou um capítulo mais concreto, deve começar nesta segunda-feira (3), a obra de construção do ‘Shopping Popular’ ou Camelódromo do Mercado Modelo, na Praça Rodrigues dos Santos, no Centro da cidade.



Projeto do camelódromo de Santarém/Divulgação Prefeitura de Santarém

A data de início dos trabalhos foi confirmada pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), o prazo para a entrega do novo espaço é de 8 meses.

“A gente fez uma reunião com a associação (dos trabalhadores ambulantes), que tem um cadastro das pessoas. Conseguimos o recurso e com uma contrapartida da Prefeitura de Santarém nesta segunda-feira, dia 3 de janeiro, a gente vai dar início a construção do Shopping Popular, agora realmente com uma estrutura adequada na Praça Rodrigues dos Santos, essa praça é mais utilizada para estacionamento, vamos dar uma revitalizada na praça e construir também nela o ‘Shopping Popular’, resolvendo um problema histórico.” – confirmou o prefeito.

A obra na Praça Rodrigues dos Santos vai contar com 100 boxes em alvenaria, porta de rolo, telhado em cerâmica e forro em PVC, cada um com 4,80m² de área. A construção completa do terá 521,75m² de área e está orçado em R$1.069.626,12, recurso do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida da Prefeitura de Santarém. A empresa vencedora da licitação e responsável pela obra é a Sollos Construtora Ltda.

Sem uma estrutura adequada, os vendedores ambulantes precisam montar e desmontar as barracas todos os dias, tanto na Praça da Matriz, quanto na Praça Rodrigues dos Santos. A reivindicação dos camelôs por um espaço próprio é antiga. Eles sofrem diariamente com a falta de estrutura, problema que é ainda maior no período chuvoso.

“É mais uma obra importante para Santarém e que dará mais dignidade para os ambulantes. Sem falar que será um espaço estruturado, coberto, que vai proteger as mercadorias e evitar perdas de produtos. Vale ressaltar que a obra faz parte de um projeto maior de grande complexo que dá continuidade ao projeto do Belo Centro.” – destacou o secretário de Infraestrutura, Daniel Simões.

Praça de Alimentação do Mercadão 2000

O Mercadão 2000 vai ganhar uma praça de alimentação na área do estacionamento, onde antes ficavam as barracas com venda de comida. Segundo a prefeitura, a retirada das barracas já foi feita e as obras já foram iniciadas.

O projeto vai constar da construção de 24 boxes restaurantes na área externa ao lado do estacionamento. Cada unidade terá cozinha e churrasqueira próprias, espaço para a colocação de mesas e cadeiras na parte frontal para o atendimento ao cliente, ponto de gás, de esgoto e de água. Além disso, o projeto prevê ainda toda a pintura externa do prédio do mercado. A obra está sob a responsabilidade da empresa Moita e Pessoa.

De acordo com a prefeitura, a obra de revitalização e ampliação do complexo de abastecimento do Mercadão 2000 vai custar R$ 1.379.075,28, recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal e da Prefeitura de Santarém. A previsão é que a obra esteja concluída e seja entregue até o mês de março de 2022.