quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Prefeitura de Santarém amplia atendimentos à síndrome gripal com unidade de saúde na praça

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
O atendimento à população na praça São Sebastião começou nesta terça (11). Fotos: Agência Santarém

Os pacientes com sintomas gripais contam com mais uma Unidade de Saúde Descentralizada (USD) para atendimentos. Desde ontem (11), a estrutura instalada na praça São Sebastião (Barão de Santarém), utilizada como Casinha do Papai Noel, é a terceira USD de atendimento que a Prefeitura de Santarém (PA) disponibiliza à população.

Os atendimentos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ao chegar no local o paciente passará por triagem em tendas instaladas no local. A exclusividade é o atendimento de sintomas gripais e prioridade aos idosos.

A equipe de profissionais atuará com avaliação médica, notificação para monitoramento, dispensação de medicamentos e aferição de sinais vitais com orientações de prevenção e cuidados.
A titular da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), Vânia Portela, informou que uma equipe de 20 profissionais já está atuando na unidade.
“Estamos com mais este ponto de atendimento com uma equipe de apoio, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para otimizar os atendimentos que cresceram nas outras duas unidades. O aproveitamento da Casinha como USD evita gastos com novas estruturas e dá a oportunidade de atendimento no centro da cidade.”
A nova unidade soma as outras duas para reforçar os atendimentos de síndrome gripal que aumentaram em virtude da gripe que está acometendo todo o Brasil. Os casos de gripe aumentam ainda com o grande volume de chuvas registradas na região nos últimos meses e diminuição das temperaturas.

Outras unidades da prefeitura

A doença sazonal deixa boa parte da população acamada por sintomas como febre, dor no corpo, coriza e outras manifestações comuns à problemas respiratórios. Estas são ocorrências comuns a época chuvosa e registradas antes da pandemia.
As outras duas USD funcionam nos prédios das Unidades de Saúde 24h da Nova República, na avenida Presidente Tancredo Neves, próximo à praça do bairro; e do Santarenzinho, na avenida Tomé de Souza. Os atendimentos gripais são disponibilizados sob o expediente de 8h às 17h.
“Tivemos um aumento na procura de atendimentos para síndrome gripal em virtude da gripe que acometeu muitas pessoas, por isso este novo local foi criado para dar mais agilidade, diminuindo as filas e evitando aglomerações. Na Casinha estamos com dois consultórios, ela está abastecida com medicamentos e nossa equipe está preparada para atuar”, enfatizou o prefeito Nélio Aguiar.
A USD de São Sebastião conta com 20 profissionais da prefeitura

Com informações da Agência Santarém/Alanda Matos
DIVULGAÇÃO - BLOG DO COLARES