quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Entrega de computadores garantem implantação de prontuário eletrônico nas UBSs de Santarém





A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (10), a entrega de equipamentos que devem garantir a informatização de unidades de saúde no município.

O evento aconteceu no Auditório da Semsa e contou com a participação do Prefeito Nélio Aguiar e da titular da pasta, Vânia Portela.

Nesta primeira etapa foram adquiridos 267 computadores, 265 nobreaks, 33 notebooks e 468 suportes para computadores que devem contemplar unidades na zona urbana, na região de rios e no planalto.

O Informatiza APS faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde, o Conecte SUS. O programa vai apoiar a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país.Em dezembro, a Unidade do Bairro Floresta passou a ser a primeira a contar com o prontuário eletrônico em Santarém, à exemplo do Pronto Socorro Municipal (PSM) que também já trabalha com a modalidade. Através dele, as informações do paciente podem ser obtidas via internet e vinculadas ao aplicativo conecte SUS, em tempo real.
“A informatização das unidades é uma forma de otimizar o atendimento para a população. A produção dos profissionais de saúde pode ser enviadas de forma on-line ou off-line. Com a implantação do prontuário eletrônico as informações alimentam o banco de dados do Ministério da Saúde que podem ser acessados pelo usuário via conect SUS. Isso diminui a margem de erro das informações e permite o monitoramento em tempo real”, destaca Diego Pinho, coordenador de informática da Semsa.
O investimento é de R$ 1 milhão, com recursos do programa Informatiza APS e contrapartida do município.

“É uma importante ferramenta para fortalecer a atenção básica em Santarém. Parabenizo a equipe que executou esse projeto e reafirmo nosso comprometimento para trazer mais avanços para a saúde da população”, ressaltou o Prefeito Nélio Aguiar.

Prontuário Eletrônico

A utilização do prontuário digital permite a unidade de saúde a eliminar o atendimento em papel, oferecendo aos médicos, enfermeiros, odontólogos e pacientes, um padrão de atendimento clínico por meio de tecnologia de ponta que hoje é utilizada em unidades de saúde no Brasil. Os computadores que contam com um servidor local que coletará os dados para a alimentação dos sistemas. Após a implantação do Projeto Piloto no bairro da Floresta, a Semsa deve ampliar a iniciativa para outras unidades do município.

 Agência Santarém
Divulgação - BLOG DO COLARES