Na tarde desta terça-feira (1/2), o Plenário Vereador Benedito Magalhães, da Câmara Municipal de Santarém, recebeu os vereadores para o retorno às atividades da 19a. Legislatura, e eles recepcionaram autoridades e o público para a cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos de 2022.




A sessão solene iniciou com um momento religioso, regido pelo Padre Ruy Feliz Barbosa e pelo Pastor Jean Marinho. Ambos externaram palavras de fé, esperança e motivação a todos, também como conduziram orações.

A Filarmônica Professor José Agostinho participou da cerimônia e deu brilho com diversos números, além dos tradicionais hinos nacional e municipal.

O vereador Alexandre Maduro (MDB) foi quem falou em nome dos parlamentares. “Destaco a importância do Poder Legislativo santareno. Esta tem sido uma Casa que fiscaliza o Poder Executivo, quetionando e sugerindo aos responsáveis de cada pasta, respeitando sempre o regimento interno e a Lei Orgânica do Município”, enfatizou o emedebista, que ressaltou ainda que este ano é também de desafios, além de reforçar o compromisso da Casa de Leis em trabalhar pelo povo. Maduro complementou sua fala destacando que a Câmara não parou o funcionamento durante o recesso parlamentar e que, em um ano de eleições, há o desejo de que sejam eleitos representantes da região.

A palavra foi dada também ao secretário regional de Governo Hederson Pinto. Ele citou que, nos últimos três anos do governo Helder, já foram aplicados em Santarém cerca de 500 milhões de reais em diversas áreas. “Isso é histórico”, inseriu o ex-vereador, que desejou um bom trabalho aos vereadores.

Em seguida, como prevê a Lei Orgânica Municipal, o prefeito usou a palavra para prestar contas de seu primeiro ano de mandato, que, no caso de Nélio Aguiar, foi o quinto consecutivo à frente do Executivo de Santarém.

A mensagem do prefeito, como de praxe, foi acompanhada pelos presentes, por meio de uma revista onde constam as receitas e os investimentos do Poder Executivo Municipal em 2021. De acordo com esses dados oficiais, o PIB Municipal alcançou a cifra de R$ 5,189 bilhões, dos mais foram injetados na economia R$ 343.018.593,65 com o pagamento dos servidores municipais.

O texto lido pelo prefeito constou investimentos em serviços e obras, além da previsão para este ano como a última etapa da revitalização do mercadão 2000. Na Educação, foram entregues 37 obras, mesmo com o desafio de o segmento ter sido “um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus”. Dentre outras informações, a mensagem destacou a eficiência na gestão fiscal, traduzida na arrecadação dos tributos, que aumentou gradativamente nos últimos anos.

Nélio Aguiar finalizou agradecendo aos vereadores e vereadoras pelo trabalho desempenhado e desejou sucesso ao Poder Legislativo no corrente ano.

O presidente da Câmara Ronan Liberal Jr. (MDB) enfatizou que o Legislativo está sempre vigilante a serviço do povo santareno com todas as incumbências que lhe cabem. Ronan agradeceu aos pares, ao Executivo e a todos que contribuem com o desenvolvimento do Município.

Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom/ Câmara Municipal de Santarém

BLOG DO COLARES