quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

SEMAP EM AÇÃO - Programa Arborizar Santarém

Por - Luan Rodrigues

O plantio vai ocorrer terça-feira (8) às 18h ao longo da avenida Cardeal



Legenda da foto: Programa segue implantando mais espaços verdes pela cidade

Dando continuidade ao Programa  Arborizar Santarém, a Prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap) e Urbanismo (Semurb), realizou na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, a abertura de 40 covas na Avenida Cardeal, Residencial Salvação, para o plantio de mudas de sombreamento e paisagismo. Em mais uma ação socioambiental, a gestão trabalha para embelezar ainda mais a cidade levando conforto térmico à população e aumentando áreas verdes.

O plantio no Residencial Salvação está marcado para terça-feira (8) às 18h. O Programa conta com o acompanhamento técnico de agentes ambientais que seguem todos os critérios estabelecidos, sobretudo o modelo de gradil e cova.

“Este trabalho que estamos executando segue um padrão técnico. Essa etapa consiste na preparação dos espaços com o coveamento para recebimento das espécies. Entre os critérios obedecidos está o espaçamento para não haver conflito imobiliário urbano”, informou a bióloga da Semma, Suelem Silva.



Legenda da foto: Bióloga Suelem Silva inspecionou os critérios técnicos que devem ser seguidos no plantio

Silva destaca ainda que o projeto é de extrema importância para amenizar a temperatura do município, uma vez que as árvores, além de manterem a cidade mais verde e mais bonita, reduzem o ruído das ruas e absorvem a poluição.

"Enquanto município estamos reforçando a importância da arborização para a melhoria da qualidade de vida da população e do aspecto paisagístico da cidade de forma adequada. Esta iniciativa tem como objetivo incentivar a arborização no município de forma dinâmica e integrada, bem como ampliar áreas verdes na cidade e promover a conscientização da população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, concluiu a bióloga.

A ação no local conta com a parceria da Associação de Moradores do Residencial Salvação. O presidente Arnaldo Batista, 55 anos, acompanhou de perto o início dos trabalhos e destaca que esta atividade é importante para todos os moradores da área, mas é fundamental que os próprios cidadãos façam a sua parte e contribuam com a preservação das árvores.



Legenda da foto: Arnaldo Batista acompanhou e colaborou com o início dos trabalhos

"Todos nós somos responsáveis em cuidar da plantação destas árvores. Mais do que o plantio em si, fica a mensagem e o envolvimento da sociedade no cuidado com o meio ambiente", argumentou o morador.

As mudas de plantas que serão utilizadas no plantio são oriundas do viveiro municipal instalado na área interna do Parque da Cidade que é vinculado à secretaria de Agricultura e Pesca (Semap). Atualmente, o local abriga mais de 16 mil mudas de espécies arbóreas, frutíferas, paisagísticas e medicinais.

“Diariamente realizamos a produção de várias espécies de mudas de plantas para serem utilizadas nas atividades de arborização do município, principalmente nas ações de paisagismo de praças e canteiros centrais. Outra parte das mudas é empregada em ações sociais em escolas, unidades de saúde e centro de referência em projetos de hortas e também jardins”, contou o Chefe de Produção de mudas, Antônio Lira.



Legenda da foto: Antônio Lira, chefe de produção de mudas do Parque da Cidade

Programa Arborizar Santarém

O Programa foi lançado em 2021 pelo atual Governo com o propósito de realizar o planejamento e a gestão da arborização urbana. Deste então já passou por diversos bairros e ruas incentivando a transformação arbórea do município.

Em 2022, as atividades iniciaram na Orla do Mapiri e recentemente contemplou também a Avenida Barão do Rio Branco.