quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Vazamento de lagoa de chorume preocupa moradores da comunidade do Perema, em Santarém

De acordo com moradores, o chorume de uma barragem atingiu os mananciais das comunidades Miritituba, Diamantino e Castela.

Por g1 Santarém e Região — PA




Lagoa de chorume no aterro da comunidade de Perema — Foto: Amarildo Gonçalves/TV Tapajós

Uma lagoa de chorume tem preocupado moradores da comunidade de Perema em Santarém, no oeste do Pará. De acordo com a população, a lagoa excedeu o seu limite máximo no domingo (6), e todo o líquido contaminado vazou da lagoa atingindo os mananciais das comunidades próximas, como Miritituba, Diamantino e Castela.

As barragens funcionam assim: quando uma excede o limite de lixo, outras passam a receber para diminuir a quantidade de dejetos despejados na primeira. A última barragem teria estourado por não suportar a quantidade de resíduos despejados nela.

A barragem está instalada na região há mais de 20 anos. E todo esse tempo os moradores têm reclamado pela falta de uma infraestrutura eficiente.

De acordo com Alessandro Nogueira, morador da comunidade de Perema, com a intensidade da chuva a água contaminada subiu 30 centímetros atingindo os mananciais no dia do vazamento. Nada podia ser feito naquele momento e o chorume acabou atingindo os mananciais do igarapé mais conhecido da região.

“Foram mais ou menos uns 30 centímetros de altura de água contaminada que descia para a região e ninguém podia impedir devido ao forte mau cheiro. O chorume acabou atingindo as águas do igarapé do Carará”, contou.

Os moradores relatam que tem havido bastante morte de animais naquela região, por isso eles suspeitam que a água está contaminada.

Ainda segundo Nogueira, o odor do local está sendo sentido pela comunidade e causando náuseas e vômitos. Moradores pedem atuação das autoridades municipais.



Barragem de chorume rompe no lixão de Perema

“Está havendo bastante mortes de animais como galinhas, gado e porco. Esse prejuízo está afetando os proprietários. O cheiro é forte, causa enjoo e pedimos que algo seja feito pelas autoridades”, disse.
Apesar do medo da população, o órgão responsável por administrar o aterro de Perema afirma que não há riscos.
"Para que não tenhamos nenhum problema com a lagoa de chorume, vamos fazer uma nova para suprir toda necessidade nos próximos anos e a nova contenção será bem ampla", disse Flávio Nascimento, coordenador da divisão de Saneamento da Semurb em Santarém.
A Semurb já estava em alerta sobre possíveis riscos de rompimento. A lagoa de chorume (que em nada se assemelha a uma barragem de rejeitos de mineração) é monitorada constantemente pelo órgão. A Semurb afirma que não houve rompimento.
“Houve um processo erosivo na barragem devido a intensidade da chuva na região. Assim que fomos informados sobre o vazamentos dos resíduos, encaminhamos os técnicos até o local para verificar o problema", disse o coordenador.
Foi encaminhado para o local um maquinário para fazer a revitalização das margens das barragens e, assim, controlar o vazamento do chorume.
"Vamos ampliar a barragem para evitar possíveis rompimentos ou consequências no local que vai atender toda nossa demanda, e realizar a drenagem das águas fluviais”, destacou Nascimento.