quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Vereador Júnior Tapajós repercute operação que reprime possíveis crimes ambientais que afetam o rio Tapajós



O vereador Júnior Tapajós (PL), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Santarém, na sessão da terça-feira (15), parabenizou as instituições federais que investigam a mudança da coloração do rio Tapajós e crimes ambientais, como garimpos ilegais, no leito do rio.

O parlamentar destacou a Operação Caribe Amazônico, deflagrada nesta segunda-feira (14), pela Polícia Federal para coibir a ocorrência de crimes ambientais que poderiam estar afetando, principalmente, a região de Alter do Chão. A PF investiga a atuação de garimpos ilegais no Alto Tapajós, no sudeste do Pará, no município de Itaituba.
“Não devemos apoiar trabalho ilegal que coloca em risco a vida de trabalhadores em condições desumanas e causam degradação ambiental”, frisou.
Júnior enfatizou os riscos que Santarém corre com a utilização predatória do rio. Citou a contaminação dos mananciais, com prejuízos ambientais e culturais com a poluição de um dos maiores potenciais econômicos que é a utilização sustentável dos rios da Amazônia.
Cobrou mais rapidez nos estudos que estão sendo realizados para identificar o motivo do fenômeno que mudou a cor do Tapajós. A atuação ilegal de mineração no rio é uma das linhas de investigação da mudança de coloração, que deixou de ser esverdeada e ficou barrenta.

Durante a operação da PF, foram destruídos equipamentos usados na garimpagem ilegal.

DIVULGAÇÃO - BLOG DO COLARES