quinta-feira, 10 de março de 2022

SEMTRAS EM AÇÃO - Em Santarém, mais de 800 famílias recebem alimentos

Fotografo: Reprodução

As entregas foram acompanhadas pela Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), iniciou na quarta-feira, 9, as entregas do Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com o coordenador do PAB, Fagner Gonçalves, com a proposta renovada e aprovada, a Semtras atendeu nessa execução 17 famílias produtoras e benefício por meio das entregas aproximadamente 800 famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Santarenzinho e Maracanã.

A forma de atendimento é por meio de Kits de alimentos da agricultura familiar e as famílias atendidas são identificadas pela vulnerabilidade social em eminente risco de insegurança alimentar.

“Desde 2017, Santarém nunca perdeu nenhuma proposta, sempre manifestou interesse nas propostas ao Ministério da Cidadania e hoje está em uma retomada com uma nova sigla. Agora as entregas serão contínuas nos bairros da cidade”, destacou Fagner.

A aposentada Maria Cleide Rocha, moradora do bairro Maracanã, foi uma das beneficiadas, ela contou que a vida não tem sido fácil ultimamente. “É bom porque é uma ajuda que a gente precisa. Eu sou aposentada, mas só é o meu aposento para ajudar mais dois e meu marido que ainda não é aposentado. Meu dinheiro é pra remédio, é pra tudo, eu tenho dificuldade, só um pra tudo, então eu que enfrento a barra. O alimento chega em boa hora”, confidenciou a idosa.
As distribuições são feitas em pontos estratégicos, firmada sempre em parcerias com grupos organizados como as associações, conselhos ou centros comunitários.

A Presidente do bairro Santarenzinho, Maria Izabel Silva Castro, contou que é muito gratificante poder conquistar ações para os moradores. “Desde 2019 que nós somos contemplados com muitas ações, tanto da parte da prefeitura, da comunidade, do governo Nélio, da Secretária Celsa, que tem sido uma guerreira em estar junto com nós, junto com a comunidade e nós temos muita gratidão”, contou a presidente.

Nesta etapa, as famílias receberam alimentos da nossa cultura como farinha, farinha de tapioca, jerimum, milho verde, hortaliças, polpas, frutas e etc.

As entregas foram acompanhadas pela Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
“Estamos hoje muito alegres fazendo a abertura dessas entregas do PAB em 2022. Santarém é referência da execução desse programa do governo Federal. Começamos hoje, em 4 bairros, fazendo a entrega desses alimentos para a população de extrema vulnerabilidade. A gente fica feliz porque é um recurso que fica no município, porque se faz a aquisição dos produtos da agricultura familiar e esse produto chega para garantir a segurança alimentar da nossa população. Que a gente possa cada vez mais estar ampliando os serviços para a nossa população”, destacou Celsa Brito.

Por: Geisa de Oliveira
#blogdocolares - divulgação