sexta-feira, 8 de abril de 2022

Santarém – Professores realizam Circuito de Leitura Braille em homenagem ao Dia 8 de Abril


Os professores do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual realizam, na manhã desta sexta-feira (8), o ‘Circuito de Leitura Braille’ na União Estadual dos Estudantes (Uees) Dr. José Tadeu Duarte Bastos, anexo a 5° URE, situado na Avenida Curuá-Una, entre Muiraquitã e Barão de São Nicolau, bairro Santana, em Santarém.

O evento acontece a partir das 9h e segue até as 11h30, em homenagem ao Dia Nacional do Braille comemorado hoje, 8 de abril, em todo país. O circuito contará com apresentações musicais, poesias, exposição de embalagens identificadas em Braille, enigma tátil, além de leitura na ponta dos dedos e um lanche para finalizar.

A expectativa é que o evento reúna cerca de 30 (trinta) alunos e ex- alunos da rede estadual de ensino. Haverá ainda premiação aos dois primeiros colocados do Circuito, os quais concorrerão a uma bengala sob medida e uma reglete de bolso.

Dia Mundial do Braille

Aumentar a conscientização sobre a importância do Braille como meio de comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão foi o objetivo principal da criação da efeméride. O Sistema Braille nasceu na França, em 1825, criado por Louis Braille, e de lá para cá continua sendo usado em todo o mundo por pessoas com deficiência visual.