quinta-feira, 5 de maio de 2022

Gestão NÉLIO AGUIAR implanta Centro de Educação Infantil e anuncia asfalto no bairro Ipanema



O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Profa. Nasaré do Socorro Ramos Rodrigues, que iniciou suas atividades no último dia 18 de abril, foi oficialmente implantado e entregue à comunidade na manhã desta quarta-feira (4) pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. O gestor esteve acompanhado da Primeira Dama Celsa Brito, da Secretária Municipal de Educação Maria José Maia da Silva, Secretária de Finanças, Josilene Pinto, da Coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) Aline Fernandes, da Diretora do Cemei Profa. Marta Rubia Oliveira e da Presidente da Associação de Moradores do Ipanema, Regina Santos.
A nova Unidade de Educação Infantil, localizada na Travessa Bom Sossego, S/N, bairro Ipanema, vai atender, de forma provisória (até que o prédio em construção seja concluído) inicialmente 40 crianças do Maternal 1 (2 anos) e Maternal 2 (3 anos) já matriculadas nos turnos matutino e vespertino. As matrículas ainda estão abertas.

Durante a cerimonia de entrega, coordenação e familiares prestaram uma homenagem à Profa. Nasaré do Socorro Ramos, que dá nome ao Cemei. Sua Trajetória foi marcada pela dedicação e amor pelas crianças atuando como pedagoga na Umei Rosilda Campos a quem ela serviu até os seus últimos dias. Profa Nasaré faleceu em março de 2021 em decorrência da covid-19.

A pequena Melissa Correa, de 5 anos de idade, foi a atração musical. Interpretando a música “Hey Pai”, ela representou o desenvolvimento das habilidades na Educação Infantil.

A coordenadora responsável pelo Cemei, Profa. Marta Rubia expressou gratidão pelo momento.
“Nós estamos muito felizes pela implantação do nosso tão aguardado Centro, é um momento histórico, a comunidade aguardava ansiosa, é a realização de um sonho algo que vai ficar na nossa memória pra sempre tanto das famílias, dos moradores, de todos que vieram participar desse momento tão especial pra nós”.
A coordenadora informou ainda que as matrículas continuam abertas aos pais interessados com turmas de turmas de 2 anos (maternal 1) e turmas de 3 anos (maternal 2) funcionando em período matutino e vespertino.
“Nós temos uma demanda muito grande de crianças que precisam estar na creche recebendo essa primeira base do ensino e graças à Deus agora, através do nosso prefeito, da nossa secretária, a gente conseguiu implantar a nossa creche, ainda em caráter alugado mas vamos dar continuidade ao trabalho e eu só tenho a agradecer”, disse a presidente do bairro Regina Santos.

A Secretária de Educação Maria José Maia confirmou que mais dois Centros serão implantados.
“Ainda essa semana vamos fazer a abertura de mais duas creches nos bairros Jutaí e Alvorada, em espaços alugados por conta da construção que está em andamento, mas vamos trabalhar para que no decorrer desse do ano possamos entregar o tão sonhado e novo Centro de Educação Infantil do Ipanema, assim como também os Centros do Alvorada e Jutaí, mas enquanto isso não acontece as crianças estão sendo atendidas, receberão amor e carinho além do conhecimento que tanto precisam pra plenitude de suas vidas”, disse a gestora da educação.

O prefeito Nélio Aguiar garantiu que o espaço é, de fato, provisório. É uma forma de agilizar a aprendizagem das crianças. Ele citou como exemplo a Umei Maicá, que também iniciou em casa alugada com 63 crianças e hoje atende 284 no novo prédio.

“Se a gente for esperar inaugurar o novo prédio pra poder matricular vai trazer prejuízo pro município, pras crianças, pra todos e essa forma de agilizar por meio de aluguel é pra começar a trabalhar a educação infantil, depois só muda para o novo prédio com tudo registrado, já cadastrado no MEC, nas estatísticas do município, ou seja, estamos nos antecipando, dando um passo à frente pra não ter prejuízo para as crianças”, disse o gestor.

Além do espaço infantil, o prefeito também anunciou pavimentação asfáltica para cinco ruas do bairro.

“Já estamos entrando em contato com o governador, só estamos esperando a publicação do extrato do convenio, já assinamos esse convenio no ultimo dia 20 e abril faltando apenas publicar o extrato do pela Casa Civil. Uma vez publicado o extrato daremos inicio a licitação, pra aproveitar o verão que está chegando e entrar com as obras de pavimentação”.
Vão ganhar asfalto as ruas Alfredo Ribeiro, São João Batista, Travessa Cruzeiro do Sul, Rua Asa Branca e Rua Brasil Novo. “Todas essas ruas já estão com recurso garantido para serem asfaltadas”, finalizou o gestor.

Crianças atendidas pelo município
O município de Santarém atende atualmente, quase seis mil crianças nas 39 Umeis e Cemeis da Rede municipal. Com a construção de 12 novas Unidades (com ordens de serviço assinadas no último dia 18 de abril) e outras três Unidades (Jutaí, Alvorada e Ipanema) que começaram a funcionar na segunda-feira (18) e que deverão ser entregues ao longo dessa semana, a exemplo do Cemei Ipanema, o número subiu para cerca de 8 mil crianças atendidas. (Com informações da PMS)

Foto: Reprodução.
O Impacto
DIVULGAÇÃO - blogdocoares