quinta-feira, 5 de maio de 2022

Prefeito anuncia datas de Festival dos Botos em Alter do Chão





Na tarde de terça (3/5), o prefeito Nélio Aguiar junto às Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Coordenadoria Distrital, Associações dos Botos participantes e Conselho de Alter do Chão anunciaram o retorno do Festival dos Botos no Çairé 2022.

O Festival dos Botos é a uma das maiores manifestações cultural do estado do Pará e uma das mais antigas da região Norte. A festividade é marcada pela encenação de uma disputa criativa da Lenda do Boto, representada pelo Tucuxi e pelo Cor de Rosa. O evento ocorre no Distrito de Alter do Chão no mês de setembro, e por conta da pandemia covid-19 não foi realizado nos últimos dois anos.

Esse ano o Festival acontecerá de 15 a 19 de setembro, conforme anunciado. A festa do Çairé é a realizada há mais de 300 anos, movimenta cerca de 150 mil pessoas durante cinco dias na vila balneária, que fica distante 37 km do Centro de Santarém.

“Nós já estamos trabalhando desde o início do ano nessa possibilidade de retomar o Çairé em Alter do Chão, porque graças a Deus e ao Prefeito pudemos trazer muitas vacinas que auxiliaram no relatório favorável a realização do Çairé. nós já estamos fazendo o levantamento das empresas de agenciamento, já estamos trabalhando na capacitação de recursos e nos outros passos para a realização desse grande evento.”, disse Luis Alberto Pixica.

“Decidimos fazer o anúncio logo, principalmente por causa dos turistas que precisam comprar suas passagens e fazer suas reservas de hospedagem antecipadamente. A nossa expectativa é de que Santarém possa ter um Çairé 2022 maravilhoso, como nunca foi feito antes, afinal essa é a maior festa cultural do oeste do Pará, motivo de orgulho cada vez que a gente consegue realizar esse evento, que nós temos certeza que será de muita fé, muita alegria, muito carimbó. Um Çairé repleto de turistas e da população que gosta do evento. Chegou o grande dia de anúncio e estamos felizes por isso”, comemorou o prefeito Nélio Aguiar.

O prefeito salientou ainda sobre a participação de Santarém, a qual foi escolhida como “destino anfitrião” da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), onde a prefeitura irá representar o município na quinta-feira (6/5), na capital Belém. O que também traz mais visibilidade para o turismo local. (Com informações da PMS).

Foto: Agência Pará.
O IMPACTO