quarta-feira, 11 de maio de 2022

Prefeito Nélio Aguiar de Santarém, dando maior apoio na sessão da Alepa sobre emancipação do Distrito de Lago Grande

 Após a aprovação na Alepa, as propostas seguem para o TRE e, em caso positivo, a realização do plebiscito pode ocorrer em outubro desse ano.

...
 Prefeito Nélio Aguiar e deputado José Maria Tapajós durante sessão na Alepa

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, participou nesta terça-feira (10), na Alepa, em Belém, da Audiência Pública para a emancipação do Distrito do Lago Grande - Curuai 

Junto aos deputados da Alepa estamos na luta pela emancipação política e desenvolvimento regional do nosso Município. Esse é o primeiro passo para essa conquista. Com o resultado positivo, o projeto seguirá para Brasília”, disse Nélio Aguiar. 

Em contato com nossa reportagem, Nélio agradeceu o apoio do deputado José Maria Tapajós; vereadores Júnior Tapajós, Alba Valéria, Prof Josafá, Erlon Rocha, Gerlande Castro e Didi Feleol; Professor Sinai (Presidente da Comissão) e ao ex-secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, que estão unindo forças em prol dos santarenos. 

DEPUTADOS APROVAM PROJETOS PARA A REALIZAÇÃO DE PLEBISCITOS EM MUNICÍPIOS NO PARÁ 

De autoria da Mesa Diretora e aprovado em turno único por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), aprovou na manhã desta terça-feira (10), sete projetos de Decretos Legislativos que dispõem sobre a realização de plebiscitos nas localidades. 

Na Sessão, foi debatida a emancipação político-administrativa dos distritos Lago Grande do Curuai/Santarém; Paraguatins/Marabá; Vitória da Conquista/Novo Repartimento; Fernandes Belo / Vizeu; Ladeira Vermelha / São Félix; Rio Preto do Carajás / Marabá; e Taboca / São Félix do Xingu. 

Com a aprovação dos Projetos de Decreto Legislativo, as pessoas terão facilidade ao acesso de recursos e assim, reduzir as desigualdades regionais com maior presença do poder público. O Poder Legislativo delibera a regularidade do processo autorizando a consulta popular junto à população envolvida (plebiscito).  

Atualmente existem duas maneiras legais para que os distritos sejam municípios. A publicação de uma Lei Federal Complementar, na qual haja autorização para que o Brasil libere a criação de novos municípios. Mas, para isso os plebiscitos devem estar realizados e homologados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 56/07, que transfere aos estados o direito de legislar sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.  

Após a aprovação dos Decretos Legislativos na Alepa, as propostas seguem para o TRE, que terá duas sessões para julgar as matérias e, em caso de julgado positivo, poderá se manifestar favorável à realização do plebiscito que poderá ocorrer em outubro desse ano.  

Atualmente, o Pará possui 144 municípios, sendo Mojui dos Campos o mais novo. A região era parte do território de Santarém e teve dois plebiscitos para sua emancipação, realizados em 1995 e 1999. O resultado da consulta só foi validado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2009 e as eleições para escolha do primeiro gestor da localidade ocorreram em 2012. 

Fonte: Portal Santarém

Divulgação BLOGDOCOLARAES