quinta-feira, 30 de junho de 2022

POLITICA DE REAJUSTE

 

Cancelado debate sobre política de reajuste e desvalorização atual do salário mínimo


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública que faria nesta quinta-feira (30) para discutir a política de reajuste e a desvalorização atual do salário mínimo.

Para o deputado Zé Neto (PT-BA0, que havia pedido o debate, o salário mínimo constitui importante política pública para garantir condições fundamentais de emprego digno e para assegurar o poder de compra dos trabalhadores na base do emprego formal em nosso País.

“Nos últimos anos, a política de reajuste do salário mínimo realizada no Brasil desde 2020 tem significado reposição no máximo pela inflação, ao passo que, segundo as previsões atuais, em 2022 ocorrerá redução real deste salário”, disse.

Para Zé Neto, a política de valorização do salário mínimo durante as décadas de 2000 e 2010 foi “fundamental para a redução da desigualdade de renda no Brasil, segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao mesmo tempo em que aumentava o emprego formal, além de fomentar a renda e o consumo e, desse modo, o crescimento econômico”.

Setor Economico