sexta-feira, 22 de julho de 2022

Santarém deve voltar a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados ( Fechar também casas de show e grandes eventos)

Laboratório da Ufopa indica aumento de casos positivos da doença na região em 35% no mês de julho
Crédito: Reprodução

Dados do Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa (Labimol) evidenciam que os municípios de Santarém e Monte Alegre voltaram a apresentar um surto da covid-19. Os casos da doença subiram de 10%, no mês de junho, para 45% em julho. Diante do cenário, o Núcleo de Vigilância Técnico em Saúde do município informou que está fazendo uma análise do cenário para elaborar novas recomendações, entre elas o retorno do uso de máscaras em locais fechados e o incentivo para finalização do esquema vacinal da população.

“A nossa equipe está fazendo um levantamento para elaborar uma nota técnica com algumas recomendações para a população santarena, no que tange à recomendação do uso de máscaras em locais fechados e de alto fluxo de pessoas, como academias, transportes públicos, empresas”, destacou o chefe do Núcleo de Vigilância Técnico em Saúde, Marcelino Xavier.

Ainda segundo o coordenador, as recomendações serão baseadas no cenário apontado pelos boletins epidemiológicos do município. “Estamos aguardando o fechamento desse levantamento para concluir a nota técnica e encaminhar ao Poder Executivo Municipal”, enfatizou.

Alta de casos da covid no mês de julho

Nos primeiros 15 dias do mês de julho, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa) apontou 875 novos casos da doença no município. A unidade de Saúde Descentralizada Casinha do Papai Noel foi reativada para dar retaguarda nos atendimentos de síndromes gripais.

O coordenador da unidade, Frank Júnior, revelou que em uma semana mais de 2. 700 pessoas passaram pelo local. Dessas, 1090 fizeram o teste da covid-19, sendo que 422 testaram positivo para a doença. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Qualquer paciente que apresente sintomas gripais pode procurar a unidade. Aqui os pacientes passam por consulta médica, onde os sintomas são analisados e, se em caso de suspeita, os pacientes são encaminhados para testagem”, enfatizou.

A dona de casa Ana Regina Silva Matos conta que desde o início da pandemia tomou todos os cuidados para não ser contaminada. No entanto, ela e o esposo acabaram contraindo a doença recentemente. "Higienizamos tudo o que vem da rua, sempre uso máscara também. Tem gente que não tem essa preocupação, por isso a situação está assim, muita gente não usa máscaras. Não sei como nos contaminamos porque sempre tomamos cuidado e agora deu isso”, contou.

Dona Ana foi na Casinha do Papai Noel na manhã desta quinta (21) buscar atendimento depois que o esposo testou positivo, na última quarta-feira (20). Ela aproveitou para fazer um alerta à população. “Não é porque vamos rapidinho ali na rua que não devemos usar máscara. Usem máscara. Eu e meu esposo tomamos a vacina, nos cuidamos e mesmo assim pegamos”, relatou.

Outra pessoa que tem redobrado os cuidados é o motorista de aplicativo Antônio Lira. Ele conta que começou nessa atividade há pouco tempo, mas não descuida das recomendações. “Ainda não peguei covid, mas tenho muito medo. Uso o que o Ministério da Saúde recomenda, que é a máscara e o álcool em gel. Duas vezes por dia eu higienizo o carro com álcool por dentro. Já tomei as três doses da vacina e pretendo tomar a quarta”, enfatizou.

Unidades para atendimentos de síndromes gripais

Unidade de Saúde Descentralizada 24h Nova República, localizada na Av. Tancredo Neves, próximo à Praça do bairro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e das 19h às 23h, e aos finais de semana de 8h às 23h.

Unidade de Saúde Descentralizada 24h Santarenzinho, localizada na rua Elizander Nogueira, 610, Santarenzinho, atende apenas nos finais de semana, das 8h às 23h.

Unidade de Saúde Descentralizada Casinha do Papai Noel, localizada na Praça Barão de Santarém, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Fonte: Oliberal
Blogdocolares