quinta-feira, 21 de julho de 2022

Um Dia no Parque

 

Alter do Chão participa da campanha nacional ‘Um Dia no Parque’


A Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão vai ser palco da ‘Um Dia no Parque’, campanha nacional que realiza ações em defesa dos biomas brasileiros. Após dois anos sendo realizada online, a campanha retorna de forma presencial neste dia dia 24 de julho, com o tema ‘De Volta ao Lar’, uma alusão ao regresso das atividades presenciais.

A campanha é promovida pela Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza (Pró-UCs), um grupo de instituições comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação (UC) do Brasil. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) é uma das entidades que integram a Coalizão e convidou a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para participar do evento, considerado o maior em mobilização pelas UCs.

No dia 24, mais de cem Unidades em todo o Brasil irão participar de ações que promovem o contato com a natureza reforçando a relação de pertencimento com os biomas brasileiros. Santarém participa pela primeira vez do evento com uma programação cultural e esportiva na APA Alter do Chão. Mais de dez atividades estão envolvidas.

O gestor da Semma, João Paiva, reforça que o evento é um alerta para o equilíbrio ecológico que deve haver entre o homem e a natureza.

“Nós ficamos muito felizes com o convite para aderir à campanha e, desde então, nos mobilizamos para planejar essa programação que nos convida a se conectar com a natureza e refletir sobre a importância que ela tem para a vida de todos. Em Santarém, temos diversas riquezas naturais e precisamos estar em contato com elas de forma harmônica, este evento é uma oportunidade para pôr isso em prática”, disse Paiva.

Programação Projeto De Volta ao Lar

Dia 24/07 Domingo

8h – Abertura: Composição da mesa das autoridades

Local: Centro Comunitário de Alter do Chão

8h30 – Café Regional e distribuição de kits para a competição dos catraeiros

Local: Centro Comunitário de Alter do Chão

9h – Competição dos catraeiros

Local: Praia em frente à Vila

10h – Premiação dos competidores

Local: Praça 7 de Setembro

11h – Exposição sobre a criação da APA Alter do Chão

Local: Praça 7 de Setembro

16h – Subida na serra da Piroca: Concentração na escadaria

18h – Encerramento com o Projeto Pôr do sol, apresentação do Boto Tucuxi e show regional com os mestres de carimbó

Local: Praça 7 de Setembro

O Impacto com Agência Santarém