segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado pela Secretaria de Saúde de Santarém ( VIXI!)

Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado pela Secretaria de Saúde de Santarém

Um professor que saiu de São Paulo e deu entrada na madrugada desta segunda (01) na UPA 24H apresentou sintomas suspeitos da doença.

Por Sílvia Vieira*, g1 Santarém e Região — PA



Imagem de pessoa infectada pela varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O quadro clínico de um professor atendido pela Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H) de Santarém, oeste do Pará, está sendo investigado como caso suspeito de varíola dos macacos.

Informações preliminares dão conta de que o professor saiu de São Paulo, passou pelo Rio de Janeiro e depois veio para Santarém, dando entrada na UPA 24H na madrugada desta segunda (01).

Ao g1, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que está com uma equipe da UPA 24H, coletando material do paciente para investigação.

O que é a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve — os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo, como você confere a seguir.
A apresentação dos sintomas costuma variar de 6 a 13 dias, mas pode chegar até a 21 dias. A doença causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família do vírus da varíola humana.
Apesar do nome, os principais hospedeiros desse vírus na natureza são roedores. Mas primatas não humanos também são afetados por esse tipo de varíola.
A doença é transmitida quando alguém tem contato próximo com as lesões de pele, secreções respiratórias ou com os objetos usados por uma pessoa que está infectada.
O vírus também pode ser passado de mãe para filho durante a gestação, através da placenta.
Animais infectados, como macacos, ratos e esquilos, também podem transmitir o vírus.

Morte no Brasil
No dia 28 de julho, foi confirmada pelo Ministério da Saúde a morte de um homem de 41 anos no Brasil, vítima da varíola dos macacos. Foi a primeira fora da África registrada no atual surto da doença, de acordo com os dados mais recentes disponíveis em relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).