sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Clientes entram em pânico com saída de emergência trancada em casa de festas que teve princípio de incêndio

 

Na noite de domingo (12), um princípio de incêndio causou pânico e muita correria na casa de festas “Coqueiros Entretenimentos”, situada na Avenida Jasmim, bairro Aeroporto Velho, em Santarém.  O momento do incidente foi registrado através de vídeos por clientes que participavam de um evento com atrações ao vivo no local.


Em uma das gravações, acompanhada de outra pessoa aos prantos, uma moça narra a dificuldade para sair do ambiente e destaca que a porta da saída de emergência estava trancada no cadeado, impossibilitando que o público saísse com mais rapidez, sem tumultuar.

“Olha aqui gente, Coqueiros, pegou fogo, incendiou aqui, a gente pensava que a gente ia morrer agora, porque a gente fez maior escândalo para abrir o portão de emergência, o outro portão aqui ninguém tem a chave pra abrir, entendeu. A gente implorou pra abrir o portão, falaram que não tem a chave pra abrir, então a gente acabou não morrendo, mas a gente ia acabar morrendo porque esperaram acabar o fogo. Se pegasse fogo, ia morrer todo mundo aqui gente”, detalhou.

Outra cliente que preferiu não ter o nome divulgado, contou o que presenciou. “O incêndio iniciou na caixa dos fios, em uma caixa de energia elétrica, começou em cima, começou a queimar, pegar fogo, começou a sair um monte de fumaça, logo na entrada, que dá acesso pra festa. Começou a fumaça e não tinha como passar por lá, tava fumarando e caso a gente passasse por lá, não pode inalar aquela fumaça, aquela fumaça elétrica, ai ia correr o risco da gente morrer asfixiada, foi horrível, sabe”, lamentou.

A jovem mencionou ainda que embora o desespero, o fogo foi contido há tempo de acontecer uma tragédia. “Só que graças a Deus foi controlado, conseguiram pegar o extintor, o que a gente achou ruim foi que a saída de emergência do outro lado tava trancado o portão, não tinha chave. Eu corri e perguntei da moça, não só eu mais um monte de gente, pedindo pra abrir o portão lá, implorando para eles abrirem, pra conseguirem a chave, ela disse: mas não tem a chave, que teria que esperar, acabar com aquele fogo, aquela fumaça, pra gente pode ir embora, poder sair do local da festa. Foi horrível, mas graças a Deus, tudo foi controlado”, ressaltou.

Com os vídeos viralizando de forma negativa nas redes sociais, onde aparece o público e uma grande nuvem de fumaça tomando conta da entrada principal, o Coqueiros Entretenimentos divulgou uma nota de esclarecimentos em seu perfil no Instagram, confira na íntegra a seguir:

“Esclarecendo sobre o ocorrido de ontem (11/09/22). Ocorreu que um curto circuito começou no outro lado da rua e acabou chegando até o nosso estabelecimento através dos fios no nosso quadro de energia e prontamente foram usados extintores para cessar o fogo, que ficou concentrado apenas nessa tubulação e por poucos segundos. A fumaça que aparece no vídeo é na verdade, o pó químico do extintor. Vale lembrar que a porta de emergência foi aberta para evasão das pessoas o mais rápido possível e felizmente ninguém se feriu. Desde já pedimos desculpas pelo ocorrido”.

Normas de segurança porta de emergência

De acordo com o estabelecido nas normas técnicas, as portas das antecâmaras, escadas e outros deverão ser providas de dispositivos mecânicos e automáticos, de modo que permaneçam fechadas, mas destrancadas no sentido do fluxo de saída, sendo que admissível que se mantenham abertas desde que disponham de dispositivo de fechamento quando necessário.

Por Diene Moura

O Impacto