quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Criação da Secretaria Municipal de Portos

 

Prefeito Nélio Aguiar anuncia criação da Secretaria Municipal de Portos


A área portuária de Santarém deve contar, brevemente, com uma pasta específica, isso porque a atual Coordenadoria de Portos será transformada em Secretaria, uma unidade autônoma e com orçamento próprio, capaz de fazer a gestão dos equipamentos.

Um Projeto de Lei deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores com o objetivo de alterar a atual estrutura administrativa. “A área portuária do município aumentou muito, lá atrás já tivemos uma Secretaria de Portos. Com a Coordenadoria, conseguimos avançar em algumas coisas, mas a verdade é que tivemos aumento da demanda, principalmente com novos terminais de passageiros. Tivemos uma melhora em nossa situação fiscal e vejo que é necessário contarmos com uma estrutura específica”, explica o prefeito Nélio Aguiar.

A nova Secretaria será responsável por fazer a gestão da área portuária e de importantes equipamentos, entre eles o terminal de passageiros do distrito de Santana do Tapará, os píeres que foram instalados ao longo da orla, o porto do Aninduba, a área portuária da Vila Balneária de Alter do Chão, além do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas Joaquim da Costa Pereira, localizado no bairro da Prainha, considerado o mais moderno do Brasil, com mais de 22 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender, em média, cinco mil usuários por dia.

“É uma demanda muito alta e há necessidade de ter uma estrutura e autonomia administrativa maior para quem está na responsabilidade dessa pasta. A Coordenadoria não tem a autonomia necessária. Nosso objetivo é termos uma secretaria independente para que o secretário e sua equipe possam tomar as providências necessárias”, ressalta o prefeito.

FONTE - Agência Santarém

DIVULGAÇÃO - BLOGDOCOLARES