sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

GOLPE DO CARRO USADO - Bocão Ed. 1443 - Impacto

 GOLPE DO CARRO USADO

Tomamos conhecimento que algumas empresas que compram e vendem veículos usados estão solicitando aos clientes que deixem o Documento Único de Transferência (DUT) em branco, para a transferência direta ao cliente que irá comprar o veículo.

Dessa forma, as empresas não transferem o veículo adquirido no negócio para a propriedade delas. Elas esperam o carro ser vendido e repassado a um terceiro para, então, fazer a transferência. Assim sendo, as empresas pagam menos taxas e vistorias do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e deixam de registrar o veículo comprado no caixa da empresa, para pagar menos impostos e causar prejuízo a quem deixou o veículo para venda.

O cliente não deve proceder dessa maneira, pois o vendedor tem a obrigação de preencher o DUT, assinar e registrar em cartório. Essas empresas estão usando artifícios para facilitar a transação e subtrair a vistoria.

O DUT em branco posterga a transferência do veículo, aumentando as possibilidades de multa, pontos na carteira de habilitação e cobranças de impostos indevidos. Fora situações de risco, como envolvimento do veículo em acidente fatal, por exemplo.