segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Helder Barbalho lança o maior programa de alfabetização em parceria com os municípios

ALFABETIZA PARÁ É LANÇADO PELO GOVERNO DO ESTADO


No último sábado (11), o Governo do Estado, por meio da a Secretaria de Estado de Educação, (Seduc) lançou o "Alfabetiza Pará", um pacto de alfabetização com os 144 municípios do Estado para garantir maior assistência para essa que é a etapa mais importante para o desenvolvimento dos alunos.

O programa em regime de colaboração prevê apoio técnico-financeiro para municípios, escolas e concessão de bolsas para capacitação de profissionais alfabetizadores. Ainda durante a ocasião, foi anunciado um aumento de 416% do valor per capita de merenda por aluno, o maior investimento do segmento da história do Pará. No transporte escolar, o recurso anunciado será 50% superior ao repasse atual. O evento foi realizado no auditório superior do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
O "Alfabetiza Pará" é um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.

“O que estamos construindo hoje não é um programa, nem um projeto, nós estamos construindo um movimento. E esse movimento só será efetivo e terá eficácia se for capaz de escutar as forças do governo federal, estadual e a mobilização e a força de cada município com cada cidadão em favor da alfabetização paraense e do seu povo“, afirmou o governador do Estado Helder Barbalho.

Ascom Gov.Estado
#blogdocolares.com