quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

VEREADOR BIGA kALAHARE - pede informações sobre o cadastro das famílias para o Residencial Moaçara

 

 VEREADOR BIGA KALAHARE EM AÇÃO...

O vereador Biga Kalahare teve aprovado, na sessão desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Santarém, Pedido de Informações acerca do processo cadastral das famílias que se inscreveram para receber imóvel no Conjunto Habitacional Moaçara I e II. De acordo com o parlamentar, a finalidade é manter a transparência no processo, para que não ocorra falhas na seleção das famílias que vão receber os imóveis.

O vereador solicitou, via documento, o cadastro atualizado das pessoas inscritas, com dados do recadastramento no Cadastro Único; Quantidade de vagas destinadas à Associação de Moradores do Bairro Aeroporto Velho (AMBAVE), conforme decisão judicial; e Informações sobre a existência de cadastro destinado à pessoa com deficiência.
 
Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou o protocolo enfatizou que precisa das informações para esclarecer à população como ocorreu as inscrições, bem como saber quem realmente precisa da moradia.
Com a recente notícia de que serão retomadas as obras do programa habitacional “Minha casa minha vida”, o petista está fazendo uma mobilização no parlamento, a fim de garantir que os trabalhos retornem e posteriormente os 1.408 apartamentos sejam entregues. Para esclarecer a real situação das unidades habitacionais, Biga também solicita no documento uma vistoria técnica para averiguação das condições habitacionais dos imóveis, já que foi veiculado, através da imprensa, que existem várias fissuras nas estruturas dos prédios. “O Residencial Moaçara é um projeto muito importante para a regularização de moradia para a população que realmente necessita. Estamos solicitando informações sobre todos os detalhes da obra porque é preciso entregar para os santarenos uma obra de qualidade, sem falhas, tanto na parte estrutural, quanto na parte burocrática”, pontuou.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Aplausos – Ainda nesta quarta-feira (15), foi aprovada Moção de Aplausos. proposta por Biga Kalahare (PT), parabenizando a professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Doutora Antonia do Socorro Pena da Gama, por sua nomeação como Assessora Especial da Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI). A portaria foi publicada no diário oficial da união (DOU), na terça-feira (14).
Durante o seu pronunciamento, o parlamentar enfatizou a importância que a assessora tem para o seu mandato. Socorro Pena é filiada ao Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (PT) em Santarém e participou da equipe de transição do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro deste ano. O convite para o cargo no alto escalão do governo em Brasília partiu do Ministro da Pasta Alexandre Padilha (PT-SP).
Em 2014, Socorro Pena atuou ao lado do ministro como coordenadora de campanha, quando disputou as eleições para o governo de São Paulo. Ela também é uma das orientadoras políticas do vereador e apoia o mandato do parlamentar desde as campanha para as eleições municipais de 2020, quando Biga conquistou o mandato. “Socorro é uma grande parceira do nosso mandato e uma grande amiga que a política me presenteou. Ela tem o meu carinho e a minha admiração. Agradeço imensamente a ela por ter me acolhido, orientado, buscado junto comigo o meu melhor. Ela é praticamente uma segunda mãe para mim, pois nossa relação vai muito além da política”, destacou
Considerando a vasta experiência política da assessora, o petista ressaltou que o novo cargo vai contribuir muito para projetos que envolvam a região Oeste do Pará, uma vez que a santarena irá incluir pautas do estado nas propostas do governo. “Confio muito na competência da Socorro. Sei o quanto ela é dedicada no que faz. Exalto sua imagem, pois ela é para mim um exemplo de mulher na política”, frisou
 
Antonia do Socorro Pena da Gama possui Doutorado em Educação, na Área de Concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Universidade Estadual de Campinas (2016), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2004) e graduação em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior (1998). Atuou como Extensionista Rural no Movimento de Educação de Base - MEB (1985). Atuou como agente de pastoral, na Pastoral da Juventude da Diocese de Santarém-Pa (1985 a 1988). Atuou como educadora popular no Centro de Apoio aos Projetos de Ação Comunitária - CEAPAC (1988-1990). Foi vereadora na Câmara Municipal de Santarém-Pa (1988 a 1996). Coordenou diversos projetos no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM (1997 até 2006). Integrou a equipe de consultores responsáveis pela construção do Zoneamento Ecológico-Econômico da Área de Influência da Rodovia BR-163 (2006-2007), atuando, principalmente, nos seguintes temas: modelos jurídicos para regularização fundiária; planejamento regional; políticas públicas; manejo dos recursos naturais e pesca e aquicultura. Foi Assessora Especial II da Casa Civil da Governadoria do Estado (janeiro/2007 a julho/2007) desenvolvendo as atividades na Secretaria de Executiva de Estado de Agricultura, com a função de preparar ações para criação da futura Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura- SEPAQ. Após a criação da secretaria assumiu a função de Secretária de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (26 de julho/2007 a dezembro de 2010). Atualmente exerce a função de professora assistente na Universidade Federal do Oeste do Pará desde 13 de janeiro de 2011.

ASCOM/VEREADOR
BLOGDOCOLARES