quinta-feira, 23 de março de 2023

Alter do Chão ganha Subestação de Energia que vai fortalecer o turismo e dinamizar a economia


Subestação de energia elétrica beneficiará mais de oito mil famílias

O distrito de Alter do chão ganhou na manhã de quarta-feira, 22, sua primeira subestação de energia elétrica, beneficiando mais de oito mil famílias. A empresa concessionária Equatorial Pará investiu R$ 5,86 milhões na obra. O prefeito Nélio Aguiar participou da cerimônia de inauguração acompanhado de sua comitiva de governo.

A subestação era uma reivindicação histórica da gestão municipal e dos moradores da vila balneária. A vila crescia a cada ano e a demanda por energia elétrica aumentava. Ao longo dos anos, muitas conversações foram realizadas entre o poder público municipal e a Equatorial com o objetivo de pôr fim à instabilidade no fornecimento de energia à vila, que em alguns anos chegou a prejudicar até o Festival dos Botos durante a Festa do Çairé.



Prefeito Nélio Aguiar participou da cerimônia de inauguração acompanhado de sua comitiva de governo

“A inauguração da Subestação de Alter do Chão é a realização de um sonho histórico e fruto de uma luta coletiva. Por isso, hoje é um dia para comemorar. Com energia forte e firme, ganha o turismo, ganha a cultura e a qualidade de vida da população. Vamos ter desenvolvimento com segurança e também ampliaremos os serviços públicos com maior qualidade. Nosso Çairé também sai fortalecido e aumenta o brilho da festa”, disse o gestor municipal.


A subestação está localizada na travessa Antônio Alves. Além do prefeito e dos secretários municipais Emir Aguiar (Governo), Alaércio Cardoso (Turismo), Ronan Liberal (Planejamento) e João Paiva (Meio Ambiente), participaram da inauguração o presidente da Equatorial Pará, Márcio Caires, o administrador distrital Carlos Santos, dirigentes dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, lideranças comunitárias e autoridades civis e militares.

“O turismo será um dos segmentos beneficiados pela Subestação aqui em Alter do Chão, ganha também a nossa Festa do Çairé, que terá mais brilho”, disse Alaércio Cardoso.


De acordo com a Equatorial, a subestação de Alter do Chão opera com tecnologias avançadas do segmento de alta tensão, com sistema automático de recomposição do sistema em casos imprevistos. A comunicação da subestação é toda feita por meio de fibra óptica com monitoramento 24 horas realizado através do Centro de Operações Integradas da Equatorial Pará. Além de tecnologia de sistema de medição operacional a qual ajudará no controle de demanda de combate a perdas de energia na localidade. A obra contempla ainda instalação de uma nova linha de transmissão e a aquisição de dois transformadores, chaves a barramentos.

Marluce Costa Pereira é moradora e possui um empreendimento na vila. Ela diz que agora pode investir mais em seu Redário com a chegada de energia firme e segura.
“Agora, vamos poder fazer investimentos e melhorar nossos serviços com a chegada dessa subestação”, festejou Marluce.


O prefeito Nélio Aguiar afirma que a vila terá um grande salto na sua economia. “Energia significa que novos empreendimentos poderão se instalar em Alter e nas comunidades do entorno. Dessa forma, esses empreendimentos vão contribuir para o fortalecimento da economia, do desenvolvimento turístico e cultural de Alter do Chão”, finalizou Nélio.

 

Por: Alailson Muniz 

www.blogdocolares.com