quinta-feira, 23 de março de 2023

Febraban pretende chegar a consenso sobre taxa de juros para retomar consignado

 

Após encontro entre ministros e a equipe econômica do governo federal nesta segunda (20), a Federação dos Bancos (Febraban) participou de duas reuniões nesta terça-feira (21) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A meta é chegar a um consenso a respeito da retomada dos empréstimos consignados. Desde que o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) derrubou a taxa de juros a um teto de 1,70% ao mês, bancos privados e públicos suspenderam as operações.

De acordo com Isaac Ferreira, presidente da entidade que representa as instituições financeiras privadas, as discussões seguirão até a sexta-feira (24). Segundo ele, há uma norma do Banco Central determinando que toda e qualquer operação financeira precisa ser remunerada.

“O patamar de 1,70% não suporta os custos, as estruturas de custos inclusive dos bancos públicos que pararam a concessão e estamos com a concessão do consignado suspensa. E estamos buscando resolver esse impasse e estamos aqui para contribuir com a discussão. Até sexta-feira teremos um patamar”, disse ao sair do Ministério.

O imbróglio iniciou ainda na semana passada, quando o Conselho Nacional de Previdência Social reduziu as taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%.

Além dos encontros com o representante da Febraban, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros também conversou nesta terça com Haddad. A mandatária do banco público não conversou com a imprensa. A estimativa é que os juros da modalidade subam para uma taxa próxima dos 2%.

Fonte: CNN Brasil
Foto: Ilustrativa