quarta-feira, 22 de março de 2023

‘Arborizar Santarém’ inicia mais uma etapa de plantio


35 mudas de espécies amazônicas foram plantadas; esta etapa deve ser concluída no próximo dia 24
Fotografo: Reprodução

Equipes da Semma e da Semap realizaram o plantio.

Iniciou na terça-feira, 21, mais uma etapa do Projeto "Arborizar Santarém". Como parte da programação da Semana Municipal da Água e da Árvore, foram plantadas na Avenida Elias Pinto (nova Moaçara) 35 mudas de plantas de espécies amazônicas, como: Castanha do Pará, Samaumeiras, Copaíba, Andiroba, Cumaru, Açaizeiro, Bacaba, Buriti e outras.



O trabalho é realizado por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com as Secretarias de Agricultura e Pesca (Semap) e Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), e busca promover ambientes verdes no município, transformando a paisagem e o clima do local.

“Além do processo de arborização, nossa ideia é destacar as espécies que fazem parte da nossa flora e acabam sendo esquecidas no processo de plantar. Vamos aproveitar esse espaço, que ainda não está ocupado, para essa oportunidade, para que as pessoas no futuro vejam crescer árvores que, verdadeiramente, representam nossa Amazônia”, explicou Francileno Rêgo, biólogo da Semma.



O processo para o plantio nessa área foi iniciado no ano de 2022 e agora terá continuidade, após a entrega total da via. Em um primeiro momento, as equipes de arborização realizaram a identificação, marcação e perfuração dos locais. Depois, prepararam o solo com um composto específico, a fim de que ele estivesse pronto para receber as mudas. O processo de plantio será finalizado nesta sexta-feira, 24, encerrando a programação da semana.



“Esse processo de arborização fará com que pontos que se tornaram urbanos, que foram urbanizados, tenham um conforto térmico daqui há alguns anos, para a população que vai morar por aqui. Nós estamos na semana da água e da árvore em um momento de reflexão, momento de repensar nosso cuidado com o meio em que nós vivemos”, destacou João Paiva, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Por: Neysle Magalhães  / Divulgação - bolgdocolares