quarta-feira, 8 de março de 2023

Em um ano, programa ‘Pró-Mulher Pará’ já realizou mais de 2 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica

 


O Pró-Mulher Pará completa um ano e já realizou mais de 2 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica, em 10 localidades do Estado. O programa lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, atua nas ações de proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica. A ferramenta integra as políticas públicas do governo estadual para combater a violência contra a mulher no território paraense.

“Estamos há um ano atuando com o Pró-Mulher no atendimento às mulheres que sofrem violência Doméstica. O programa é direcionado às ações de urgência e emergência, atendidas pelo Ciop, onde computamos a denúncia e deslocamos uma viatura com equipes especializadas e capacitadas para o atendimento a essas mulheres”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

De acordo com o titular da Segup, o Pró-Mulher já conseguiu intervir em diversas situações em que as vítimas sofriam abuso, correndo riscos com o agressor. “Após esse primeiro atendimento, essa mulher entra no “Cartão Programa”. Elas recebem visitas periódicas das equipes policiais e são acompanhadas pelo patrulhamento especializado”, destacou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

Números – Em um ano de lançamento, o Pró-Mulher Pará já cadastrou mais de 2 mil mulheres no “Cartão Programa”, idealizado para prestar apoio e patrulhamento especializado, dos agentes de segurança, capacitados para atender esse tipo de ocorrência.