terça-feira, 21 de março de 2023

Jornalista Paulo Roberto lança livro de crônicas

 Jornalista Paulo Roberto lança livro de crônicas

Jornalista de grandes reportagens nas décadas de 1970 e 1980, Paulo Roberto Ferreira vai lançar o seu quinto livro intitulado “Roubaram meu Libertango”, reunindo 31 crônicas que vão divertir os leitores, provocar saudades e reflexões sobre os mais variados temas e acontecimentos. O lançamento será no dia 30 março na editora Paka-Tatu, das 17h30 às 21h30, localizada na Rua Bernal do Couto, 785, bairro do Umarizal, em Belém.

Nos textos, os acontecimentos vivenciados pelo cidadão e repórter Paulo Roberto são apenas o ponto de partida para uma reflexão maior. A crônica que dá nome ao livro, por exemplo, remete a um tempo em que ele, solteiro, dividia uma casa com um amigo. Um ladrão entrou no imóvel, mas só levou discos. O que ele mais sentiu falta foi do vinil “Libertango”, um dos mais conhecidos do genial compositor argentino Ástor Piazzolla. O escritor parte desse fato para falar sobre perdas e ganhos na área cultural. Já a crônica “Avião sem banco, cinto e porta”, trata do difícil trabalho de ir em busca da notícia numa região que requer longos e difíceis deslocamentos amazônicos.

Paulo Roberto informa que o objetivo de selecionar algumas crônicas e publicá-las em livro foi para mostrar a sua vivência como repórter, a sua opinião como jornalista e as suas memórias como cidadão. “Escrevo também para falar de acontecimentos, peculiaridades e as formas de vida na Amazônia, esta região ainda tão desconhecida do resto do País e do mundo”, sinaliza.

Todas as crônicas foram publicadas a partir de 2014, primeiramente no jornal impresso “O Estado do Tapajós”, de Santarém, migrando depois para a sua versão digital no site Oestadonet. Foram também publicadas no jornal “Resistência”, no “Estante Cultural” e no Facebook do autor.

Paulo Roberto Ferreira é natural de Belém e trabalhou como repórter, redator e editor de jornais e revistas, com passagem pela imprensa alternativa (“Bandeira 3” e “Resistência”). Foi repórter, apresentador e diretor de TV. É autor dos livros “A censura no Pará – A mordaça a partir de 1964”; “Encurralados na Ponte – o massacre dos garimpeiros de Serra Pelada”; “O apagador de florestas”; “Mosaico Amazônico” e coautor de “O homem que tentou domar o Amazonas”.

Além de jornalista, Paulo Roberto Ferreira também é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, em Portugal, e especialista em Planejamento do Desenvolvimento Regional pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).



Contatos:

Paulo Roberto Ferreira (9 9993 5305)

Fátima Gonçalves (991403782)