sexta-feira, 10 de março de 2023

Vereador Biga cobra novo prédio para o Centro Maria do Pará em Santarém




Vereador Biga Kalahare cobra novo prédio para o Centro Maria do Pará em Santarém

Em sessão ordinária o vereador Biga Kalahare (PT), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, para cobrar a retomada das obras do Centro Maria do Pará, que foi desativado em 2018, A medida atendeu orientação do Ministério Público do Estado (MPE), motivada por risco de desabamento da estrutura apresenta. Para garantir a segurança dos funcionários, o local foi fechado e a equipe remanejada para outro prédio.

Atualmente, o centro funciona em duas salas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS-Ribeirinho), nos altos do Mercadão 2000. No entanto, segundo o petista, as salas são pequenas, sem estrutura adequada para atender 565 mulheres que são acompanhadas mensalmente na unidade.

Após visita ao espaço, o parlamentar enfatizou em seu pronunciamento, que o centro é um local de acolhimento e precisa ter uma estrutura digna para realizar todos os atendimentos de forma individual. Citou, por exemplo, que a escuta psicológica, por exemplo, precisa de privacidade.

Biga pontuou que o prédio antigo é referência para a rede de apoio, uma vez que a localização é vantajosa, próximo à Delegacia da Mulher e à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS). A obra, de acordo com o petista, deveria ser entregue em junho de 2022, no entanto, não há nenhum trabalho sendo realizado. “As mulheres necessitam de um espaço digno e protocolamos um pedido de informações destinado à Semtras para saber quando as obras vão iniciar e quando o prédio vai ser entregue”, frisou,

O parlamentar afirmou que vai indicar ao executivo, a contratação de mais profissionais para aumentar o quadro de colaboradores do centro, que não corresponde com o quantitativo de mulheres atendidas.

Biga Kalahare também destacou em pronunciamento a visita que realizou no sábado (04), na grande área do bairro Maracanã, para reunir com Agentes Comunitários de Saúde, sobre a necessidade de contratação de mais ACS’s, visto que o número de profissionais é pouco diante de tantas pessoas cadastradas. O vereador ressaltou que são 7 mil pessoas para acompanhar no bairro.

O petista salientou que outra cobrança feita pelos ACS’s é a implantação de uma Unidade Básica de Saúde, pois a atual, atende cerca de quatro bairros adjacentes.

O parlamentar acrescentou que vai indicar ao executivo, que seja realizado concurso público para a admissão de mais Agentes Comunitários.

No tempo de liderança, o petista iniciou seu discurso prestando solidariedade às lideranças Auricélia Arapyun, coordenadora do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Maria José , presidente da Tapajoara, Ivete Bastos e Edilson Silveira, presidente e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR ), pelas ameaças de morte sofridas no dia 03 de março de 2023, por defenderem o direito à Consulta Prévia, Livre e Informada no território da Resex Tapajós-Arapiuns. O parlamentar esclareceu que as lideranças atuam em causas ambientais, no intuito de proteger o território da Resex Tapajós-Arapiuns, por esse motivo, muitos grupos tentam coagi-los.

Cosanpa – O parlamentar também abordou da tribuna a problemática da falta de água nos bairros de Santarém. Segundo Biga, a Grande Área do Santarenzinho é alvo recorrente dessa situação e informou que conversou com funcionários da Companhia de Saneamento do Pará, em Santarém, para descobrir o motivo da falta de água, que informaram que é decorrente de problemas em uma bomba.

O parlamentar voltou a cobrar a criação de um almoxarifado no município para armazenar peças. “Eu já estou cansado de falar sobre a falta de água. Porque nada é feito? A gente já fica de mãos atadas, sem saber o que fazer quando a população cobra da gente. Já destaquei tanto e cobrei tanto, por meio de documentos a instalação de um almoxarifado para repor as peças que quebram nas bombas. É inadmissível ficar uma semana sem água por causa de peça de bomba”, finalizou

Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare
Divulgação - blogdocolares.com