O vereador Biga Kalahare (PT) destacou na tribuna da Câmara Municipal de Santarém, durante a sessão desta quarta-feira (15), as pautas que vai apresentar ao Ministro das Cidades Jader Filho, em uma agenda que vai cumprir em Brasília nas próximas semanas. O parlamentar enfatizou que a situação das casas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nos bairros Uruará e Mapiri, vai ser tema do diálogo com o titular da pasta, bem como o Residencial Moaçara I e II, que pertence ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

Biga informou que reuniu, pela manhã, com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária Vânia Portela para buscar esclarecimentos sobre o processo das moradias. Com ele estava a representante da deputada estadual Maria do Carmo (PT) e uma comissão de moradores do bairro Uruará. Uma das questões apresentadas pelo parlamentar foi a necessidade de agilizar a entrega das residências, levando em consideração o tempo que as famílias aguardam a casa própria.

Segundo o petista, há 14 anos os moradores recebem aluguel social, benefício no valor de R$ 300,00 pago pelo governo municipal. Ele frisou que o valor está defasado, pois não arca com o custo de moradia, o que o motivou a cobrar da secretária uma ação para realizar o recadastramento dessas famílias. De acordo com o parlamentar, Vânia Portela se comprometeu em dar celeridade ao processo e propôs oficializar uma solicitação ao Núcleo de Trabalho Técnico Social (NTTS), da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Santarém (SEMINFRA), para atualizar o cadastro dos moradores. Até o final deste mês, haverá um chamamento público para a revisão dos cadastros.

Biga também informou que o NTTS respondeu ao seu pedido de informações referente ao conjunto Habitacional Moaçara I e II, com relação aos dados sobre os inscritos para receber as unidades habitacionais. Segundo o documento, são 7.029 inscritos, sendo 125 apartamentos para a Associação de Moradores do bairro Aeroporto Velho, conforme o Decreto Municipal 817/2021. “Portanto, as informações estão aqui, e nós vamos levar para o Ministro das Cidades em uma agenda que nós teremos em Brasília. São mais de 1.000 apartamentos, 7.000 pessoas beneficiadas”, finalizou

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare